Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Eu ainda estaria em casa se...?". O adeus de um cão abatido num canil

O texto é apenas ilustrativo mas representa centenas de animais abatidos após abandonos.

"Eu ainda estaria em casa se...?". O adeus de um cão abatido num canil
Notícias ao Minuto

09:56 - 22/02/18 por Inês André de Figueiredo

País Redes Sociais

A Associação Patinhas e Patudos deixou um texto nas suas redes sociais que está a tornar-se viral. Trata-se de um desabafo de um cão acabado de abater, um cão que foi abandonado e para o qual não havia espaço no canil. O texto é meramente ilustrativo, mas podia bem ser um desabafo verdadeiro. A publicação já conta com quase 4 mil partilhas e milhares de gostos.

Eu morri hoje. Cansaste-te de mim e levaste-me ao canil. Eles estavam superlotados e eu fui o desafortunado. Estou num saco de plástico preto num aterro sanitário agora. Um outro cachorrinho receberá a minha trela mal usada que deixei. A minha coleira estava suja e pequena demais, mas tiraste-me antes de me enviar para cá”. É assim que começa o texto emotivo que podia ser ‘assinado’ por tantos animais.

As questões que são expostas podem tocar muitos donos, mesmo aqueles que tratam bem os seus animais mas que não percebem algumas das suas atitudes. “Eu ainda estaria em casa se…?”, é questionado em várias situações.

Eu ainda estaria em casa se eu não tivesse mastigado o teu sapato? Eu não sabia o que era, mas era de couro, e estava no chão. Eu estava apenas a brincar. Esqueceste de comprar brinquedos próprios para mim.

Eu ainda estaria em casa se eu tivesse sido domesticado? Esfregar o nariz no meu xixi apenas me deixou envergonhado de ter o nariz molhado. Existem livros e professores de obediência que teriam ensinado a ensinar-me a ir lá fora.

Eu ainda estaria em casa se eu não tivesse trazido pulgas para a casa? Sem medicamentos anti-pulgas, eu não conseguiria tirá-los de mim depois que me deixaste no quintal por dias.

Ainda estaria em casa se não tivesse latido? Eu só estava com medo: ‘estou sozinho, estou aqui, estou aqui! Eu quero ser o teu melhor amigo’.

Eu ainda estaria em casa se eu te tivesse feito feliz? Bater-me não me fez aprender

Eu ainda estaria em casa se tivesses tempo para cuidar de mim e me ensinar? Não me deste atenção depois da primeira semana, mas passei todo o tempo à espera que me amasses. Eu morri hoje”.

A carta termina com a morte do patudo, o que muitas vezes acontece em canis que não têm condições para receber mais animais e quando não há ninguém que fique com eles. A foto colocada pela associação é arrepiante e o objetivo é alertar todos os que desejam ter animais, já que não é uma opção que deva ser tomada de ânimo leve.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório