Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Operação da PSP pôs fim a venda online de armas

A operação ENFORCE pôs fim a “uma plataforma digital que promovia a venda online de bastões extensíveis e aerossóis de defesa classificados como armas de classe A”.

Operação da PSP pôs fim a venda online de armas
Notícias ao Minuto

16:32 - 09/02/18 por Filipa Matias Pereira

País ENFORCE

A Polícia de Segurança Pública realizou, no dia 7 de fevereiro de 2018, o cumprimento de um mandado de detenção fora de flagrante delito e de 32 mandados de busca e apreensão. A ação ocorreu na sequência da operação ENFORCE, relacionada com “o tráfico e mediação de armas efetuada através de venda online em diversos pontos do território nacional”, refere o comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto.

Na base da investigação está “uma plataforma digital que promovia a venda online de bastões extensíveis e aerossóis de defesa classificados como armas de classe A”, um crime previsto no artigo 87 n.º 1 da Lei das Armas (Lei n.º 5/2006 de 23 de Fevereiro).

Após quatro meses de investigação, a ação “culminou com a execução de 32 mandados de busca e apreensão, sendo 14 dos mandados de busca domiciliária, emitidos pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, nos distritos de Lisboa, Santarém, Aveiro, Leiria, Castelo Branco, Setúbal, Beja, Viseu e Faro”.

Desta operação resultou ainda a detenção do indivíduo que se dedicava à aquisição e venda das armas, e à constituição de 10 arguido suspeitos por adquirirem armas proibidas, bem como a apreensão do seguinte material: 26 bastões extensíveis, 60 aerossóis de defesa, oito petardos, dois artefactos pirotécnicos, um saco de 15 gr de pólvora, 59 munições vários calibres, duas matracas, 15 cm rastilho, um arma fogo dissimulada em forma de caneta, 90 munições calibre 22, uma faca borboleta e ainda diverso equipamento informático e de telecomunicações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório