Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

COTEC Europa junta Marcelo e os chefes de Estado espanhol e italiano

Com o "futuro do trabalho" na agenda, o XII Encontro COTEC Europa realiza-se na hoje, em Mafra, reunindo o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, e os homólogos italiano, Sergio Mattarella, e espanhol, rei Felipe VI.

COTEC Europa junta Marcelo e os chefes de Estado espanhol e italiano
Notícias ao Minuto

06:08 - 07/02/18 por Lusa

País Mafra

Segundo a página da COTEC Portugal, os painéis de discussão deste encontro - sob o tema "Work 4.0: Rethinking the Human-Technology Alliance" e que decorrerá no Convento de Mafra - contam com a presença de líderes empresariais dos três países, representantes das esferas académicas, sociais e políticas.

A abertura do XII Encontro COTEC Europa (prevista para as 09:35) está a cargo do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, sendo a sessão de encerramento feita pelo Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo Presidente italiano, Sergio Mattarella, e pelo rei espanhol, Felipe VI.

De acordo com a nota de imprensa da Presidência da República, no final da conferência de hoje "os três Chefes de Estado estarão presentes num almoço, que terá lugar no antigo Convento dos Frades".

Nos painéis deste fórum vão ser discutidos, segundo a página da COTEC Portugal, "os desafios, riscos e oportunidades das relações laborais", para além da "educação, capacitação e reconversão do capital humano, inerentes à transição em curso para um contexto económico e social dominado por novas formas de colaboração entre pessoas e máquinas inteligentes".

A secretária do Estado da Indústria, Ana Teresa Lehman, vai encerrar o painel dos líderes empresariais de Portugal, Itália e Espanha.

A União Europeia vai estar representada através do comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, o português Carlos Moedas.

Os convidados terão ainda a oportunidade de visitar a exposição dedicada às revoluções industriais, que vai estar em exibição no espaço do Convento de Mafra.

Os organizadores do encontro destacam a presença de John Gapper, editor associado e comentador-chefe de negócios do Financial Times, que vai moderar três painéis de discussão.

No último Encontro da COTEC Europa, que decorreu em fevereiro de 2017, em Madrid, Espanha, Marcelo Rebelo de Sousa apelou a um melhor aproveitamento dos recursos de forma que a União Europeia se possa tornar mais forte, coesa e determinada para enfrentar os grandes desafios mundiais.

Os três chefes de Estado português, espanhol e italiano encerraram então a XI reunião da COTEC Europa sobre a "economia circular", um conceito económico que está interligado com a sustentabilidade e tem como objetivo que o valor dos produtos, materiais e recursos se mantenham na economia durante o maior tempo possível, reduzindo ao mínimo a criação de resíduos.

A COTEC Europa foi criada com o objetivo de "ajudar a suprimir as especificidades características das economias do Sul e que constituem barreiras à Inovação".

A primeira COTEC foi fundada em Espanha, em 1990, por iniciativa do então rei Juan Carlos, e nove anos depois, em 2001, surgiu a sua congénere italiana.

A COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação, foi constituída em abril de 2003, na sequência de uma iniciativa do então Presidente da República Jorge Sampaio.

A COTEC Europa foi fundada em 2003, com a adesão da COTEC Portugal ao grupo já formado por Espanha e Itália.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório