Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Infarmed avisa: "Não compre pela internet estes fármacos para emagrecer"

O alerta surge depois de o regulador ter identificado num site destinado ao público português e em várias redes sociais a venda ilegal desse fármaco.

Infarmed avisa: "Não compre pela internet estes fármacos para emagrecer"
Notícias ao Minuto

17:43 - 24/01/18 por Liliana Monteiro

País Carreira

O Infarmed alerta os consumidores para a "promoção da venda ilegal de medicamentos destinados ao emagrecimento", que é feita, refere, "através de um site (...) e das redes sociais e plataformas de mensagens, nomeadamente Facebook e Whatsapp".

Entre os fármacos está o Reductil, que contém sibutramina, uma substância que foi proibida na União Europeia em 2010, porque segundo a Agência Reguladora de Medicamentos (EMA) aumenta o risco de problemas e de doenças cardiovasculares.

Álém deste, o Infarmed alerta também para a comercialização medicamentos nestas plataformas virtuais de clenbuterol, liotironina e efedrina, ilegais na UE e também nos EUA.

A entidade promotora do site, com sede no Canadá, já terá sido notificada pelo Infarmed, para que retire de imediato as substâncias do mercado. Tendo ainda solicitado o apoio de autoridades internacionais na fiscalização, nomeadamente da Interpol.

O Infarmed alerta os consumidores para não comprarem estes e outros medicamentos através da internet, sublinhando que a venda e medicamentos sem autorização "é ilegal", tal como a comercialização através da internet sem a autorização do Infarmed.

Em Portugal, recorda o regulador, só é permitida a venda de medicamentos não sujeitos a receita médica em farmácias e locais de venda autorizados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório