Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2018
Tempo
MIN 6º MÁX 6º

Edição

Zero critica Bruxelas. "Não enfrenta a cultura do descartável"

A associação ambientalista mostra-se preocupada com o uso do plástico a nível mundial.

Zero critica Bruxelas. "Não enfrenta a cultura do descartável"
Notícias ao Minuto

20:26 - 16/01/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Ambiente

A Comissão Europeia apresentou, esta terça-feira, aquela que é a sua estratégia para fazer face ao uso de embalagens de plástico descartáveis na União Europeia, definindo 2030 como a data limite para que se mudem hábitos.

Por outras palavras, a Comissão Europeia determina que, a partir de 2030, deixem de ser utilizadas embalagens de plástico descartáveis e que sejam introduzidas embalagens de plástico reciclável e reutilizável. Também a utilização de microplásticos deverá ser limitada a partir dessa data.

Contudo, para a Associação Sistema Terrestre Sustentável – Zero a estratégia de Bruxelas é “insuficiente” e fica aquém do desejável.

Em comunicado, a Zero defende que a “Comissão Europeia não está a aproveitar as condições favoráveis” para “alterar o paradigma da sociedade do descartável”.

“Para atacar o problema do plástico de frente é fundamental questionar e propor medidas que alterem a tendência atual para os produtos/embalagens terem ciclos de vida muito curtos, muitos com utilização única”, esclarece, recordando a política de países como a Itália e a França onde a utilização do plástico convencional é cada vez mais limitada.

Lembrando que Portugal é um “importador de petróleo” um país com muita procura por parte dos Turistas, a Zero “apela a que o Governo vá para além desta estratégia [de Bruxelas] e aposte na prevenção, reutilização e reciclagem de plásticos”.

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.