Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Kind Coin, a moeda solidária que permite saber tudo sobre o que doou

"A boa vontade não tem valor, mas agora já tem moeda". Eis o mote da Kind Coin, a moeda solidária digital.

Kind Coin, a moeda solidária que permite saber tudo sobre o que doou
Notícias ao Minuto

15:55 - 29/12/17 por Inês André de Figueiredo

País Aplicação

KindCoin é o nome da “nova moeda solidária que permite fazer donativos suspensos nos mais variados estabelecimentos comerciais, e que serão depois convertidos nos bens que as instituições de solidariedade social mais necessitam”

Em causa está uma plataforma que pretende estar focada no “ser humano enquanto agente de mudança”, sendo “a primeira rede de angariação de bens e produtos sem necessidade de intermediação”.

“A nossa missão traduz-se na constante procura de criação de valor através de uma relação assente na proximidade, na dignidade humana e na mudança de comportamento – queremos dar resposta a todos aqueles cuja subsistência depende de instituições ou de serviços credíveis que transmitam confiança através da doação de bens de primeira necessidade, sejam eles alimentos, medicamentos, serviços ou outros produtos”, afirma Maria Vieira da Silva, co-fundadora da rede Kind Coin, em comunicado.

Para fazer parte desta rede solidária, o utilizador pode fazer o download da aplicação Kind Coin, disponível na App Store e na Play Store, e criar a sua própria conta.

“Uma vez inseridos todos os dados, o utilizador faz o contributo diretamente na aplicação, doando as suas KindCoins - 1 KindCoin equivale a 1 euro - ao parceiro comercial que desejar: pode ser um restaurante, um supermercado, uma farmácia, um serviço jurídico, entre outros”, explicam os responsáveis na mesma nota.

Os valores doado permanecem na plataforma até que seja atingido “o plafond estipulado entre o parceiro e a Kind Coin (5 euros), altura em que a instituição de solidariedade parceira mais próxima pode trocar o valor por produtos – alimentos, serviços, medicamentos, entre outros”.

No momento em que é feita a troca, “a Kind Coin notifica o utilizador sobre a Instituição Social destinatária do seu contributo”. 

“O que é verdadeiramente fantástico acerca desta aplicação é que todas as pessoas que fizerem um donativo vão poder acompanhar o valor que doaram – desde a instituição para a qual esse valor foi destinado, quando o foi e em que tipo de produto se traduziu a sua oferta. As notificações são emitidas em tempo real na aplicação, o que nos permite ser absolutamente transparentes em todo o processo”, realça Maria Vieira da Silva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório