Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

Portugal leva equipa às olimpíadas na Colômbia

Um dos 100 melhores alunos de sempre na história das Olimpíadas Internacionais de Matemática integra a comitiva portuguesa que parte no domingo para a Colômbia, para participar na edição deste ano, que decorre até 28 de julho.

Portugal leva equipa às olimpíadas na Colômbia
Notícias ao Minuto

11:44 - 20/07/13 por Lusa

País Matemática

Miguel Martins dos Santos, aluno do 12.º ano da Escola Secundária de Alcanena, reúne uma série de recordes pessoais no que diz respeito a Olimpíadas Internacionais de Matemática (OIM): foi o aluno português mais jovem de sempre a participar numa edição, quando, em 2010, ainda aluno do 9.º ano, competiu contra alunos mais velhos e mais experientes, e ainda assim conquistou uma menção honrosa.

Foi também, no ano imediatamente a seguir, o primeiro participante português a conquistar uma medalha de ouro na competição. Até esse ano, o 22.º ano de participação de equipas portuguesas em OIM, o melhor que Portugal tinha conseguido tinha sido uma medalha de prata.

Em 2012 conquistou novamente o ouro, ao qual se juntou a prata de Miguel Moreira, o bronze de Luís Duarte e a menção honrosa de Francisco Duarte.

Para esta edição, Portugal leva praticamente a mesma equipa de 2012 e, dos seis participantes, apenas um não tem qualquer experiência anterior em olimpíadas internacionais.

Francisco Andrade e Nuno Santos (10.º ano), Miguel Moreira e David Martins (11.º ano) e Miguel Santos e Luís Duarte (12.º ano) compõem a comitiva portuguesa.

Apesar das conquistas anteriores e de sublinhar que “entre a comitiva está um dos 100 melhores alunos de sempre a passar pela competição”, o coordenador geral das Olimpíadas, da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), professor Luís Merca Fernandes, recusa excessos de euforia ou expectativas demasiado elevadas.

“Não queremos pôr todo o peso e responsabilidade em cima deles. São jovens e dedicados, mas não queremos de maneira nenhuma que se sintam muito pressionados”, disse o responsável da SPM à Lusa.

Ainda que acredite que a equipa portuguesa tem qualidade para conseguir bons resultados, Luís Merca Fernandes admite que os mais novos podem estar em desvantagem no conjunto dos 550 participantes, vindos de todo o mundo e, maioritariamente, do nível do 12.º ano.

Os portugueses só partem no domingo, mas antes estiveram “em estágio” em Coimbra, num encontro promovido ao abrigo do Projeto Delfos, do departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, a cargo do qual costuma estar a preparação e a seleção dos participantes nestas competições internacionais.

Devido ao nível de exigência das OIM, alguma da preparação passa inclusivamente por "aulas avançadas" para os candidatos a participantes, que aprendem matérias da disciplina de Matemática um pouco mais avançadas do que as que integram o seu currículo escolar.

A maioria do tempo é dedicada à resolução de problemas, que nunca são iguais, e que podem ser retirados de provas de olimpíadas anteriores.

“Esta competição é muito difícil e qualquer medalha já é um feito”, sublinhou o coordenador da SPM.

Apesar de Portugal ter progredido nos últimos anos quanto à conquista de bons resultados, as atenções vão estar muito centradas em "colossos" como as equipas dos Estados Unidos, Brasil, China, Rússia, Coreia do Norte, Singapura e Japão.

As OIM decorrem este ano na Colômbia, entre 18 e 28 de julho. Os resultados devem ser conhecidos a 27 de julho.

Portugal participou pela primeira vez nas OIM em 1989 e, desde então, já conquistou duas medalhas de ouro, duas de prata, 16 de bronze e 20 menções honrosas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório