Meteorologia

  • 17 DEZEMBRO 2017
Tempo
MIN 6º MÁX 8º

Edição

Trabalhadores da NAV lamentam demora na nomeação de presidente

A Comissão de Trabalhadores (CT) da NAV Portugal congratulou-se hoje com o anúncio governamental sobre a nomeação de Ponce de Leão para presidir à empresa gestora do tráfego aéreo nacional, mas lamentou a demora.

Trabalhadores da NAV lamentam demora na nomeação de presidente
Notícias ao Minuto

10:38 - 06/12/17 por Lusa

País Tráfego aéreo

Em nota enviada à agência Lusa, os trabalhadores lamentaram que a indicação do nome para presidente do Conselho de Administração da NAV "só tenha acontecido dias após" a CT "se ter manifestado publicamente quanto aos impactos negativos que a (in)decisão governamental trazia aos assuntos estratégicos para a empresa e para o país".

A CT afirmou que "aguarda com expectativa" que a entrada em funções avance o "mais rapidamente possível para, finalmente, se dar a sequência necessária às decisões já tomadas pelo executivo, em relação ao novo sistema de gestão de tráfego aéreo".

Sobre Ponce de Leão, a comissão destacou o seu "profundo conhecimento e experiência" no setor e disse que espera que as novas funções sejam "desempenhadas com a independência necessária ao desenvolvimento da NAV e do país, tendo em consideração o importante ativo estratégico que é o espaço aéreo nacional".

Na segunda-feira, o Governo anunciou ter escolhido o ex-presidente da ANA - Aeroportos de Portugal, Jorge Ponce de Leão, para a presidência do Conselho de Administração da NAV Portugal.

A NAV está sem presidente desde final de setembro, altura em que Albano Coutinho apresentou a sua demissão do cargo, pouco mais de um ano depois de o ter assumido, sem terem sido divulgadas as razões para a saída.

Jorge Ponce de Leão deixa as funções de presidente do Conselho de Administração da ANA Aeroportos SA, que exercia desde agosto de 2012, empresa na qual foi igualmente presidente executivo, cargo em que foi substituído no final de março por Carlos Lacerda.

Licenciado em Direito, Ponce de Leão desempenhou funções de direção e administração em várias empresas, entre as quais a RTP, da qual foi vice-presidente.

No Conselho de Administração da NAV mantêm-se como vogais Francisco Fernandes Gil e Egídia Pinto de Queiroz Martins.

No relatório da proposta de lei do Orçamento do Estado, garantia-se que para 2018 haverá um "avanço decisivo no desenvolvimento e implementação do novo Sistema de Gestão de Tráfego Aéreo (sistema ATM), o qual se revela cada vez mais imprescindível para a NAV Portugal fazer face à pressão cada vez mais intensa do tráfego no espaço aéreo português".

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório