Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Há mais dois casos de Legionella confirmados

São agora 56 o total de pessoas infetados com o surto de Legionella.

Há mais dois casos de Legionella confirmados
Notícias ao Minuto

19:45 - 22/11/17 por Andrea Pinto

País DGS

A DGS confirmou hoje, em comunicado, que duas pessoas que estavam "classificados como casos em investigação" estarão realmente infetadas com o vírus da Legionella.

"No dia 20 de novembro foram diagnosticados dois casos de Doença dos Legionários com ligação ao Hospital de São Francisco Xavier. Estes doentes foram alvo de investigação epidemiológica para apurar toda a evolução da doença. Por este motivo, estiveram anteriormente classificados em investigação", esclarece a DGS, vincando que "estes dois casos não significam o recrudescimento do surto".

Estes dois casos "referem-se a doentes cuja exposição à fonte de infeção foi anterior à tomada de medidas que interromperam a emissão de aerossóis com partículas contendo a bactéria Legionella".

"Os doentes, com idades superiores a 80 anos, com historial de doença crónica grave e fatores de risco, encontram-se internados em enfermaria, um no Hospital de São Francisco Xavier e outro no Hospital Egas Moniz, com situação clínica estável", avança a DGS, sustentando que "apesar da data de diagnóstico", estes dois doentes "iniciaram sintomas em dias anteriores, designadamente a 13 e a 16 de novembro".

Contas feitas, "até ao momento confirmam-se 56 casos de Doença dos Legionários com ligação ao Hospital de São Francisco Xavier (incluindo os dois casos anteriormente classificados 'em investigação')", pode ler-se no comunicado emitido esta quarta-feira pela DGS, assegurando ainda que "as autoridades de Saúde continuam a fazer vigilância da situação e a acompanhar a investigação e ações na vertente ambiental".

Recorde-se que devido a este surto de Legionella, cuja fonte terá sido uma das torres de arrefecimento do hospital São Francisco Xavier, provocou a morte de cinco pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório