Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Com o compromisso dos portugueses, "Portugal nunca ficará sem água"

O Governo lançou uma campanha de sensibilização para a poupança de água, na sequência da situação de seca severa que se tem vivido no país.

Com o compromisso dos portugueses, "Portugal nunca ficará sem água"
Notícias ao Minuto

23:24 - 13/11/17 por Andrea Pinto

País Matos Fernandes

O ministro do Ambiente afirmou hoje, em entrevista à SIC Notícias, que com o compromisso dos portugueses "Portugal nunca ficará sem água".

João Matos Fernandes afirmou que é necessário saber “gerir bem” a água existente e explicou que “isso significa o compromisso de todos no sentido de um gasto mais harmonioso do que aquele que se tem tido hoje”.

Falando da situação de seca vivida no país, este admitiu que há situações muito complicadas como a da Barragem de Fagilde, “onde se nada fosse feito tínhamos água para cerca de um mês”, dado que esta foi uma albufeira “muito sacrificada por causa da água utilizada para o combate aos incêndios”. 

Embora defenda que “a responsabilidade de levar água às populações seja um problema municipal, Matos Fernandes garante que “numa situação como esta o Estado não podia nem está a pôr-se-de fora” do problema.

O ministro do Ambiente, que foi convidado na sequência da campanha de sensibilização para poupar água levada a cabo pelo Governo, afirmou que esta iniciativa tem duas componentes: uma para apelar a que não se gasta água e outra de cariz pedagógico, para que se perceba que este é “um bem precioso”.

A campanha, defende, é destinada sobretudo às pessoas comuns, que são os “que não sentem que estamos em seca”, afirmou, lembrando que os agricultores são os que mais tem sido afetados por esta situação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório