Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Desmantelada rede de furto e envio de veículos para o continente africano

GNR deteve dezassete pessoas.

Desmantelada rede de furto e envio de veículos para o continente africano
Notícias ao Minuto

15:02 - 07/11/17 por Andrea Pinto

País Operação

A GNR desmantelou uma rede internacional de furto e envio de veículos para o continente africano.

A operação - designada de 'Africa Car' - foi o culminar de uma investigação de sete meses, que visava a prática do crime de furto qualificado de mais de 40 veículos ligeiros de mercadorias e ligeiros mistos, reporta a GNR, referindo que a area de ação dos suspeitos visava toda a grande Lisboa e foi posteriormente alargada a Santarém e Setúbal.

Aqui, eram furtados veículos que, depois de desmantelados, vendiam as suas peças em território nacional, enquanto as partes mais valiosas, como o motor e as caixas de velocidades, eram enviadas para África, através de contentores.

O material considerado inútil ou sem valor comercial era depositado em sucateiras, para destruição, garantindo desta forma o lucro total em todas as partes dos veículos furtados.

Ao todo, foram detidas 17 pessoas, quinze por furto qualificado, dois por permanência ilegal no território nacional e um por posse de arma proibida. A maioria destes indivíduos têm cadastro, sendo este relacionado com o mesmo tipo de crime e estão neste momento a ser presentes ao Tribunal da Comarca de Lisboa Oeste – Sintra.

A GNR refere ainda que se registou um crime de maus tratos a animais de companhia, tendo sido recuperados 34 canídeos, dois dos quais de raça potencialmente perigosa, todos eles entregues ao Gabinete Médico-Veterinário Municipal de Sintra;

Recomendados para si

;
Campo obrigatório