Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Legionella: Número de casos sobe para 24

O número de casos de doença dos legionários detetados no Hospital de São Francisco Xavier em Lisboa, desde o dia 31 de outubro, subiu para 24, que foram "confirmados laboratorialmente", informou hoje o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Legionella: Número de casos sobe para 24
Notícias ao Minuto

12:47 - 05/11/17 por Lusa

País SNS

"Foram diagnosticados, desde o passado dia 31 de outubro, no Hospital de São Francisco Xavier, integrado no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, 24 casos de doença dos legionários, confirmados laboratorialmente", indica o SNS numa nota publicada no seu 'site'.

O último balanço, de sábado, dava conta de 19 doentes.

Do total, "23 doentes passaram pelo Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental", enquanto "um outro caso com ligação epidemiológica ao Hospital de São Francisco Xavier foi diagnosticado numa unidade de saúde privada", precisa o SNS.

Apenas um dos afetados já teve alta "e os restantes mantêm-se internados, dos quais dois em unidade de cuidados intensivos, três na urgência e 17 em enfermaria", adianta o SNS.

Hoje, o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, visitou o Hospital São Francisco Xavier para se inteirar do estado dos doentes e das medidas tomadas no âmbito das ocorrências da doença dos legionários.

Manuel Delgado reuniu-se com a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, e com a presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central, Rita Perez, de acordo com a mesma nota.

O SNS vinca que "a descontaminação da rede de águas foi iniciada na passada sexta-feira com choque térmico e choque químico, para assegurar a interrupção da transmissão da bactéria".

Foram depois recolhidas amostras em vários pontos dos circuitos de água do Hospital de São Francisco Xavier e "tomadas as medidas adequadas para interromper a possível fonte de transmissão", assegura.

Entretanto, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) começou a redirecionar para outras instituições hospitalares, temporariamente, os doentes mais graves que se destinariam à urgência do Hospital de São Francisco Xavier, aponta o SNS na sua página.

A doença dos legionários transmite-se através da inalação de aerossóis contaminados com a bactéria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório