Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Furacão Ophelia sobe a categoria 3

O furacão Ophelia subiu a categoria 3, numa escala de 5, e estava às 15:00 locais a 355 quilómetros a sul dos Açores, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Furacão Ophelia sobe a categoria 3
Notícias ao Minuto

16:22 - 14/10/17 por Lusa

País IPMA

"O furacão evoluiu para a categoria 3, mas em relação ao grupo oriental do arquipélago [ilhas de Santa Maria e de São Miguel], podemos dizer que se continua a prever vento médio igual ou superior a 65 quilómetros/hora e rajadas superiores a 100 quilómetros/hora", afirmou a meteorologista Elsa Vieira, da delegação regional dos Açores do IPMA, à agência Lusa.

Segundo Elsa Vieira, às 15:00 locais (mais uma hora em Lisboa) o furação Ophelia estava a 355 quilómetros a sul dos Açores.

A aproximação do furacão Ophelia e a passagem de uma superfície frontal fria levou o IPMA a emitir vário avisos meteorológicos para sete ilhas dos Açores.

Em São Miguel e Santa Maria, o aviso vermelho para precipitação forte vigora entre as 18:00 e as 24:00 de hoje. Este é antecedido de um aviso laranja também para chuva que está em vigor até às 18:00.

Estas duas ilhas mantêm-se sob aviso laranja para vento (até às 06:00 de domingo) e amarelo para agitação marítima no mesmo período, e, ainda, de trovoada ao longo da tarde e noite de hoje.

No grupo central, ilhas do Faial, Pico, Graciosa, Terceira e São Jorge, o aviso vermelho mantém-se até às 18:00. Há ainda aviso amarelo para trovoada que termina também à mesma hora.

O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de quatro e representa uma situação meteorológica de risco extremo. O aviso laranja é o segundo da escala e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo é o terceiro da escala e revela uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório