Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Sete das nove ilhas dos Açores em alerta vermelho na tarde de sábado

Sete das nove ilhas do Arquipélago dos Açores vão estar em alerta vermelho entre as 12h00 e a meia-noite de sábado devido a forte precipitação, indicou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Sete das nove ilhas dos Açores em alerta vermelho na tarde de sábado
Notícias ao Minuto

18:44 - 13/10/17 por Lusa

País IPMA

De acordo com o IPMA, o grupo Oriental (que inclui as ilhas de São Miguel e Santa Maria) estará em alerta vermelho, o mais grave numa escala de quatro, entre as 18h00 e as 23h59 (hora local, mais uma no continente e na Madeira).

Já o grupo Central (que engloba a Terceira, Graciosa, Faial, Pico e São Jorge) vai estar em alerta vermelho entre o meio-dia e as 18h00 de sábado.

Estes alertas devem-se a precipitação forte esperada devido à passagem do furacão Ophelia, de categoria 2, que às 09h00 locais estava a 995 quilómetros a sudoeste dos Açores, deslocando-se em direção ao arquipélago.

Ainda de acordo com o IPMA, o grupo Ocidental, constituído pelas ilhas das Flores e Corvo, estará em alerta amarelo quanto a precipitação e trovoada entre as 17h00 e as 23h59 de hoje (hora local).

Entre a meia-noite e o meio-dia de sábado, o grupo central está em alerta laranja quanto a precipitação (que se espera forte), e entre a meia-noite e as 18h00 estará em alerta amarelo quanto a trovoada.

As ilhas de São Miguel e Santa Maria estarão em alerta laranja em termos de precipitação, o terceiro mais grave numa escala de quatro, entre o meio-dia e as 18h00 de sábado, sendo esperada chuva forte.

O mesmo alerta foi emitido quanto ao vento, sendo que o IPMA espera "vento médio superior a 65 quilómetros/hora e rajadas até 100 quilómetros/hora para São Miguel, e superiores a 100 quilómetros/hora em Santa Maria, na direção de sul a rodar para norte".

Estas velocidades de vento são esperadas entre o meio-dia de sábado e as 06:00 de domingo.

Quanto a agitação marítima e trovoada, o grupo Oriental estará em alerta amarelo (o segundo mais grave numa escala de quatro) entre o meio-dia de sábado e as 06h00 de domingo.

Segundo um comunicado do Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores, disponibilizado na página do Facebook da delegação regional do IPMA, o ciclone, designação meteorológica que engloba tempestades tropicais e furacões de categorias 1 a 5, "está a deslocar-se para este/nordeste a 13 quilómetros/hora em direção ao arquipélago".

O Governo dos Açores anunciou hoje que estarão em prontidão em São Miguel e Santa Maria 340 elementos dos serviços florestais, ambiente e obras públicas e haverá um reforço das comunicações de emergência para a passagem do furacão Ophelia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório