Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal em megaoperação mundial de combate a medicamentos falsificados

Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e o INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. associaram-se a esta investigação.

Portugal em megaoperação mundial de combate a medicamentos falsificados
Notícias ao Minuto

15:23 - 25/09/17 por Notícias Ao Minuto

País Comunicado

A operação internacional PANGEA X, que teve como principal objetivo o “combate aos medicamentos falsificados e ao alerta para os perigos associados à compra destes medicamentos através da internet”, foi levada a cabo em 123 países, entre os dias 12 e 19 de setembro,

“A ação culminou com a detenção de cerca de 400 indivíduos e a apreensão, em todo o mundo, de mais de 25 milhões de unidades de medicamentos falsificados, potencialmente letais, e com um valor estimado de 51 milhões de dólares (cerca de 42,6 milhões de euros)”, pode ler-se no comunicado enviado à comunicação social.

Já em Portugal, “a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e o INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. associaram-se a esta iniciativa através de uma operação conjunta no terreno para deteção da entrada de potenciais medicamentos falsificados, contrafeitos ou ilegais”.

No total foram controladas 7.363 encomendas, das quais 79 foram apreendidas durante a semana em que decorreu a operação. “Através do conjunto de encomendas apreendidas foi possível impedir a entrada em Portugal de 6.686 unidades de medicamentos ilegais com um valor estimado de 13.551 dólares (cerca de 11.337 euros)”, referem os responsáveis.

A nível mundial foram “suspensos mais de três mil anúncios de produtos ilícitos através de plataformas de redes sociais e foram encerrados 3584 websites”.

Segundo o mesmo comunicado, “entre os medicamentos contrafeitos e ilegais destacaram-se os suplementos dietéticos, medicamentos para a dor, para a epilepsia, disfunção erétil, antipsicóticos e produtos na área na nutrição”.

A operação em causa “focou-se também na venda ilícita de opioides (medicamentos para a dor) e, em particular, na substância fentanyl, que é um narcótico poderoso que tem sido associado a milhares de overdoses e mortes em todo o mundo nos últimos anos, na sequência de vendas ilícitas”.

Entre as apreensões mais importantes estão “1,2 toneladas de comprimidos para a disfunção erétil no Vietnam, assim como a investigação a “áreas exploradas pelo crime organizado no tráfico ilegal de medicamentos e dispositivos médicos online, como o registo de domínios ilegais, serviços de pagamento eletrónico e sistemas e serviços de entrega postal”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório