Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

País (outra vez) a arder. Mais de 1.300 operacionais combatem fogos

Vários incêndios de grande dimensão em Portugal continental mobilizavam hoje 1.370 operacionais, mais de um terço dos quais em Abrantes, no distrito de Santarém, de acordo com a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).

País (outra vez) a arder. Mais de 1.300 operacionais combatem fogos
Notícias ao Minuto

06:15 - 10/08/17 por Lusa

País Proteção Civil

Segundo a adjunta nacional de operações, da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), cerca das 09h00 estavam por dominar três incêndios nos distritos de Vila Real, Santarém e Castelo, mas sem populações ou aldeias em risco.

Quinze meios aéreos foram mobilizados hoje de manhã, anunciando a responsável que foi elevado para laranja o estado de alerta.

Patrícia Gaspar adiantou também que devido às previsões de tempo quente para os próximos dias foi elevado de amarelo para laranja o alerta especial do sistema integrado de operações e proteção de socorro para incêndios florestais até sexta-feira à noite.

Saliente-se que o incêndio que deflagrou às 18h14 de quarta-feira em Aldeia do Mato, União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto, no concelho de Abrantes, mobilizava por volta das 05h00, um total de 505 operacionais, apoiados por 156 viaturas, que combatiam cinco frentes ativas.

Em Paredes, no concelho de Vila Real, o fogo mobilizava ao início da manhã cerca de 420 operacionais e 120 viaturas. Durante a noite, foram sendo eliminadas algumas frentes mas, esta manhã, as preocupações centram-se no vento que poderá condicionar o evoluir da situação.

O alerta para o incêndio foi dado às 16h27 de quarta-feira, junto à aldeia de Paredes, e rapidamente se propagou devido ao precisamente ao vento muito forte.

As chamas rodearam casas e, por precaução foram retiradas algumas pessoas que, entretanto, já regressaram às suas habitações. O fogo chegou à parte alta da vila de Lordelo, às portas da cidade de Vila Real.

Durante a noite, cinco bombeiros e um civil ficaram feridos ligeiramente, devido a queimaduras, uma queda e inalação de fumo.

Por outro lado, a Proteção Civil deu como dominado, pelas 05h00, o incêndio no concelho de Vagos, em Aveiro, que começou na quarta-feira, às 15h49. No terreno encontram-se agora 270 operacionais, apoiados por 80 veículos.

Também pelas 05h00 estavam ativos mais dois incêndios considerados ocorrências importantes pela ANPC: Penafiel (Porto), que deflagrou ao início da madrugada de hoje, e Covilhã (Castelo Branco).

Os dois fogos mobilizavam, no conjunto, 171 operacionais e 47 meios terrestres.

[Notícia atualizada às 09h28]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório