Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Túnel do Marão teve de ser fechado devido a incêndio em viatura

O túnel teve de ser encerrado em função do incêndio de uma viatura. Entretanto, a circulação do trânsito no sentido Vila Real-Amarante já foi reposta.

Túnel do Marão teve de ser fechado devido a incêndio em viatura
Notícias ao Minuto

13:11 - 08/08/17 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Bombeiros

O incêndio de uma viatura no Túnel do Marão levou ao corte da estrada nos dois sentidos. Entretanto, o sentido Vila Real-Amarante foi reaberto pelas 14h00.

O alerta foi dado às 12h30 e o incêndio está resolvido, embora o fumo no local ainda não tenha permitido o total restabelecimento da circulação.

Os ocupantes da viatura que seguia no sentido Amarante-Vila Real saíram ilesos e não há feridos a registar.

Fonte da GNR referiu à Lusa que se irá agora proceder à limpeza da via e à retirada da viatura, e que, depois de se confirmar que não houve danos na infraestrurura, se reabrirá totalmente o túnel à circulação rodoviária.

O trânsito está a ser desviado para o Itinerário principal 4 (IP4).

Já fonte da Infraestruturas de Portugal (IP) disse à Lusa que às 12h26 foi detetado o fumo no veículo, tendo sido logo acionado o plano de emergência. Foram contactados os meios, bombeiros e GNR, que se deslocaram imediatamente para o local.

Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil, para o local foram mobilizados 36 operacionais e 11 viaturas.

O incêndio ocorreu na galeria sul e a norte foi fechada porque serve de saída de emergência e de evacuação. Esta galeria, no sentido Vila Real/Amarante é aquele que já reabriu.

A 11 de junho, um incêndio num autocarro com 20 passageiros obrigou ao encerramento do túnel, cuja reabertura total se verificou a 18 de junho.

Já em julho, ouvido na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, o presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), António Laranjo, garantiu "confiança total" nas condições de segurança no Túnel do Marão, na sequência da resposta eficaz dos meios e equipamentos àquele incêndio.

Informando que a IP desenvolveu os seus inquéritos internos, o responsável garantiu ter havido "rapidez de intervenção" e "reposta atempada" dos sistemas e equipamentos.

O túnel que liga Amarante, no distrito do Porto, a Vila Real, abriu em maio do ano passado e tem duas galerias gémeas, cada uma com duas faixas de rodagem e com um comprimento de 5.665 metros.

[Notícia atualizada às 14h04]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório