Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Quase todos os fogos controlados", mas há 15 distritos em alerta laranja

Os incêndios parecem estar a dar tréguas, mas a Proteção Civil mantém-se alerta.

"Quase todos os fogos controlados", mas há 15 distritos em alerta laranja
Notícias ao Minuto

09:39 - 28/07/17 por Inês André de Figueiredo

País Proteção Civil

Após um dia e noite muito trabalhosos foi possível debelar quase todos os incêndios, estando apenas por dominar o incêndio de Portas de Ródão, em Nisa, mas que está a evoluir favoravelmente”, frisou Patrícia Gaspar, adjunta de Operações da Proteção Civil.

A responsável frisou ainda que no incêndio de Nisa, que continua a ser o mais preocupante neste momento, estão mobilizados “236 operacionais e 72 veículos”, sendo que irão ser injetados cinco aviões canadairs.

“Neste momento, cerca de 118 pessoas estão ainda num pavilhão de Nisa a aguardar que sejam restabelecidas as condições de segurança para poderem regressar às suas casas”, depois de terem sido evacuadas diversas aldeias no dia de ontem.

Em território português mantêm-se os meios aéreos de Espanha e um de Marrocos e a Proteção Civil vai reavaliar a ajuda externa e a sua necessidade tendo em conta a atual situação dos incêndios.

Quanto ao fim de semana, “tudo aponta para um desagravamento das condições meteorológicas”, mas irá manter-se “até sábado grande parte dos distritos em alerta laranja, à exceção de Porto, Viana do Castelo e Braga, em que o alerta é amarelo”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório