Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Oito incêndios ativos, 11 feridos, centenas de operacionais no terreno

Proteção civil faz neste momento o balanço do combate aos vários incêndios ativos no país.

Oito incêndios ativos, 11 feridos, centenas de operacionais no terreno
Notícias ao Minuto

19:17 - 26/07/17 por Carolina Rico

País Balanço

Há neste momento oito grandes incêndios ativos em Portugal continental, com várias frentes ativas e 2.426 operacionais no terreno, apoiados por 738 viaturas e 32 meios aéreos.

Pelo menos "11 ou 12 pessoas" ficaram feridas nestes incêndios, a maioria por inalação de fumo, sem casos graves a registar, avança a adjunta nacional de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Patrícia Gaspar fala ainda num "reforço extraórdinário de meios", 36 corpos de reforço provenientes de todo o país, 23 novas máquinas de rasto e 10 unidades militares de reforço.

O incêndio da Sertã é o que inspira maior preocupação, com 1.257 operacionais no terreno, 356 veículos e 10 meios aéreos.

Patrícia Gaspar descreve este incêndio como tendo  um "comportamento eruptivo" e vários reacendimentos que obrigam os meios no terreno a reposicionar a estratégia com frequência. 

A situação em Mação está a melhorar, mas os incêndios de Vale do Coalheiro, em Castelo Branco, Penacova, Nisa e Gavião, em Portalegre, também estão a ser atingidas pelas chamas.

A ANPC anunciou ainda que Marrocos vai disponibilizar mais um canadair para ajudar ao combate às chamas em Portugal a partir desta quinta feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório