Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Incêndios ativos em Castelo Branco mobilizam quase 1.500 operacionais

A Proteção Civil fez, ao final da manhã, um balanço sobre os incêndios, nomeadamente os que se mantêm ativos no distrito de Castelo Branco.

Incêndios ativos em Castelo Branco mobilizam quase 1.500 operacionais
Notícias ao Minuto

12:31 - 25/07/17 por Inês André de Figueiredo com Lusa

País Proteção Civil

Rui Esteves, comandante operacional da Proteção Civil, fez um briefing dos incêndios em Portugal neste momento e reiterou o apelo à população para não ter comportamentos de risco em zonas florestais.

“O cidadão deve ter comportamentos adequados, os incêndios florestais não se combatem, evitam-se”, sublinhou o responsável.

Em relação aos incêndios em território nacional, as “duas situações que mais preocupam” são as de Castelo Branco. “Um dos incêndios ativos na Sertã mobiliza 1.041 operacionais, 326 meios terrestres, nove meios aéreos nacionais, dois aéreos de Espanha e o outro, em Castelo Branco, mobiliza 422 operacionais, 125 meios terrestres e três meios aéreos.

Ao todo são “1.463 operacionais, 451 meios terrestres e 14 meios aéreos”.

“Na Sertã estão 19 grupos de reforço de todo o país, apoiados por três equipas de postos de comando, nove pelotões militares, onze máquinas de rasto e uma equipa de análise e uso do fogo, e ainda a única militar de emergências de Espanha com 58 militares e 20 veículos”, frisou o responsável.

“E em Castelo Branco estão sete grupos de reforço, uma equipa de posto de comando, dois pelotões militares, duas máquinas de rasto e duas equipas de análise e uso do fogo”, acrescentou.

Rui Esteves adiantou que os 135 habitantes retirados na segunda-feira das aldeias do concelho de Mação estão no centro Desportivo de Carvoeiro e só regressam às suas localidades quando estiverem reunidas as condições de segurança. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório