Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Elementos da TAP envolvidos em esquema de corrupção com a Sonangol

Um desses elementos era membro do Conselho de Administração da companhia aérea.

Elementos da TAP envolvidos em esquema de corrupção com a Sonangol
Notícias ao Minuto

13:59 - 21/07/17 por Andrea Pinto

País Investigação

Quatro elementos da TAP foram acusados pelo Ministério Público pela prática de crimes de corrupção ativa com prejuízo no comércio internacional, branqueamento e falsificação de documentos. Ao todo são sete os arguidos, sabendo-se que destes quatro com ligação à TAP, um era membro do Conselho de Administração.

Os crimes eram cometidos mediante um esquema de aparente prestação de serviços da TAP à SONAIR, uma empresa subsidiária da SONANGOL, e em que era foi possível a colocação em Portugal, por parte da petrolífera angolana, de elevados montantes em dinheiro, pode ler-se no site do Ministério Público.

A investigação apurou que a SONAIR procedeu ao pagamento à TAP de um valor superior a 25 milhões de euros sem que tenha havido a prestação dos serviços aparentemente contratados.

O dinheiro que circulava da SONAIR para a TAP era, depois, branqueado com a mediação de uma outra empresa, a WORLDAIR, a queal, mediante o recebimento de comissões elevadas permitia girar o dinheiro para contas fora de Portugal. Os montantes circulavam ainda por offshores antes de regressarem a contas portuguesas.

Na sequência da investigação, o Ministério Público apreendeu nove imóveis, todos registados em nome de sociedades envolvidas no processo de branqueamento, apreendeu os saldos de 21 contas bancárias, também em nome de empresas de fachada envolvidas, tendo, igualmente, pedido que as quantias aí depositadas fossem declaradas perdidas a favor do Estado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório