Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Ordem dos Enfermeiros não se sente ameaçada pelo parecer da PGR

A Ordem dos Enfermeiros lamentou as declarações do ministro da Saúde no Conselho de Ministros e não acredita num acordo para breve com o Governo.

Ordem dos Enfermeiros não se sente ameaçada pelo parecer da PGR
Notícias ao Minuto

19:51 - 20/07/17 por Notícias Ao Minuto

País Protestos

A Ordem dos Enfermeiros já reagiu ao parecer da Procuradoria-Geral da República que considerou ilegítimo o protesto dos enfermeiros especializados. No parecer divulgado esta quinta-feira, a PGR adverte que estes profissionais poderão ser alvo de processos disciplinares e civis pela "recusa de prestação de serviço".

Luís Barreiro, vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros, disse que a Ordem não se sente ameaçada por este parecer e que as conclusões do mesmo "retratam aquilo que é o enquadramento legislativo, quer da carreira dos enfermeiros, quer da própria Ordem dos Enfermeiros".

O responsável destacou que "a Ordem dos Enfermeiros nunca decretou greves, nem pode decretar greves estatutariamente, nem protestos. Foram movimentos espontâneos dos enfermeiros que não vêem retratada esta diferença remuneratória", mas afirmou que a entidade vai continuar a apoiar "os colegas que estão à frente deste protesto e que estão a analisar as conclusões".

Luís Barreiro criticou ainda as declarações do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, no Conselho de Ministros desta quinta-feira. "Lamentamos aquelas declarações, até porque se consegue, e nos últimos dias conseguiu concretizar algumas carreiras de outros profissionais da saúde, também devia ter a possibilidade de o fazer com os enfermeiros".

A Ordem dos Enfermeiros não acredita que esteja para breve um entendimento com o Governo. "Esperava que o ministro e o Governo utilizassem isto para conseguir ultrapassar esta situação com a Ordem dos Enfermeiros e isso é que não estou a conseguir ver", disse Luís Barreiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório