Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Governantes já tinham sido constituídos arguidos quando se demitiram

Despacho foi emitido pelo Ministério Público na passada quinta-feira, avançada a SIC Notícias. Crê-se, por isso, que poderá ter havido uma fuga de informação que antecipou a demissão dos três secretários de Estado.

Governantes já tinham sido constituídos arguidos quando se demitiram
Notícias ao Minuto

20:13 - 10/07/17 por Goreti Pera

País Galpgate

O Ministério Público decidiu constituir arguidos os três secretários de Estado envolvidos no Galpgate num despacho emitido na passada quinta-feira, 6 de julho.

Segundo a SIC Notícias, a decisão do Ministério Público foi tomada antes dos pedidos de exoneração feitos pelos governantes. Recorde-se que estes pedidos foram anunciados este domingo, dia em que os secretários de Estado terão pedido à justiça portuguesa para que os constituísse arguidos do caso Galpgate.

Contudo, a informação avançada hoje pela estação televisiva leva a crer que terá havido uma fuga de informação. Ainda que só esta segunda-feira (dia 10) tenham chegado aos autos o pedido para que os secretários de Estado fossem constituídos arguidos e que as notificações ainda estejam em curso, a ordem havia sido dada na semana passada.

É possível, por isso, que Rocha Andrade, João Vasconcelos e Jorge Oliveira tenham sabido previamente que iriam ser constituídos arguidos e que tenham dado a entender que o pedido partia dos próprios.

Em causa, destaca a Procuradoria Geral da República, "estão factos suscetíveis de integrarem a prática de crimes de recebimento indevido de vantagem, previstos na Lei dos Crimes de Responsabilidade de Titulares de Cargos Políticos". Isto porque a Galp Energia S.A. pagou aos governantes "viagens, refeições e bilhetes para diversos jogos da seleção nacional no Campeonato Europeu de Futebol de 2016".

Além dos três secretários de Estado são também arguidos neste processo "um chefe de gabinete, um ex-chefe de gabinete e um assessor governamental".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório