Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

António Costa agradece "excelência" de ajuda enviada pela União Europeia

O primeiro-ministro, António Costa, agradeceu hoje, em Bruxelas, à Comissão Europeia a "excelência" da intervenção de Bruxelas através do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia para ajudar a combater os fogos florestais, nomeadamente em Pedrógão Grande.

António Costa agradece "excelência" de ajuda enviada pela União Europeia
Notícias ao Minuto

15:31 - 23/06/17 por Lusa

País Tragédia

"Tive oportunidade de agradecer à Comissão a excelência do funcionamento do Mecanismo Europeu de Proteção Civil e também aos diferentes Estados-membros todas as manifestações de solidariedade que tiveram", disse Costa, em conferência de imprensa no final do Conselho Europeu.

O primeiro-ministro disse ainda que, para já, está a ser feito um levantamento dos danos causados pelos incêndios e só depois será feita uma candidatura às verbas do Fundo de Solidariedade da União Europeia (UE), ao qual estão abertos todos os concelhos afetados.

"Para todos os concelhos, estão disponíveis os fundos do Estado, os fundos da Segurança Social, os fundos do Ministério do Planeamento, o acesso aos fundos europeus, os fundos na área da agricultura para a reposição da capacidade produtiva, esses estão abertos e acessíveis a todos os concelhos afetados pelos incêndios", disse.

Em relação aos fundos gerados por iniciativas privadas para ajudar as povoações de Pedrógão Grande, o primeiro-ministro sublinhou não fazer qualquer sentido canalizá-los para outros fins: "não creio que fosse adequado reorientar esses donativos para outra finalidade".

Dois grandes incêndios deflagraram no sábado na região Centro, provocando 64 mortos e mais de 200 feridos, tendo obrigado à mobilização de mais de dois milhares de operacionais.

Estes incêndios, que deflagraram nos concelhos de Pedrógão Grande e Góis, consumiram cerca de 50 mil hectares de floresta [o equivalente a 50 mil campos de futebol] e obrigaram à evacuação de dezenas de aldeias.

O fogo que deflagrou em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, alastrou a Figueiró dos Vinhos e a Castanheira de Pera.

As chamas chegaram ainda aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra, mas o fogo foi dado como dominado na quarta-feira à tarde.

O incêndio que teve início no concelho de Góis, no distrito de Coimbra, atingiu também Arganil e Pampilhosa da Serra, sem fazer vítimas mortais. Ficou dominado na manhã de quinta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório