Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

A gravação que deu origem a fuga de informação no Exame de Português

Explicadora terá revelado a uma aluna o que ia sair no exame nacional e informação foi partilhada. O áudio tornou-se viral.

Notícias ao Minuto

08:12 - 22/06/17 por Carolina Rico

País Exames

Chegou ao Notícias ao Minuto através do WhatsApp de um estudante, que a recebera de outro estudante e assim sucessivamente. Falamos do ficheiro áudio com tudo o que era preciso estudar para o exame nacional de Português e que agora está a ser investigado por alegada fuga de informação.

A gravação, que pode ouvir no vídeo acima, diz respeito à prova de Português 639 da 1ª fase, do 12º ano, realizada no passado dia 19.

Conta a aluna que a explicadora de uma amiga sua, presidente do sindicado dos professores, lhe terá revelado que “só precisava de estudar” Alberto Caeiro e poesia do século XX. Também sabia quais seriam os temas das composição de ambas as versões do exame.

"Malta, falei com uma amiga minha cuja explicadora é presidente do sindicato de professores, uma comuna, e diz que ela precisa mesmo, mesmo, mesmo e só de estudar Alberto Caeiro e contos e poesia do século XX. Ela sabe todos os anos o que sai e este ano inclusive. E pediu para ela treinar também uma composição sobre a importância da memória a importância dos vizinhos no combate à solidão. Se isto não sair eu não tenho nada a ver com isso."

Assim foi, a informação partilhada dias antes do exame nacional e que viria a comprovar-se que estava correta, tendo assim beneficiado muitos alunos.

O IAVE remeteu, entretanto, estas informações para a IGEC (Inspeção Geral de Educação e Ciência) e para o Ministério Público "que apuram responsabilidades e determinam as sanções a aplicar" em processos de denúncia, "quando tal se justifique".

Nesta fase, acrescenta o IAVE, "o processo está a entrar em fase de averiguação e estará em segredo de justiça", não havendo por agora "nada mais a declarar", lê-se no comunicado enviado às redações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório