Meteorologia

  • 27 JULHO 2017
Tempo
25º
MIN 21º MÁX 28º

Edição

“Quando julgava que já tinha visto tudo afinal estava enganado”

Um piloto que está em Leiria a ajudar no combate ao incêndio diz que “fogos de ontem não têm nada de semelhante com aquilo a que estamos habituados”. E defende que “respostas dos meios foram adequadas”.

“Quando julgava que já tinha visto tudo afinal estava enganado”
Notícias ao Minuto

16:52 - 18/06/17 por Notícias Ao Minuto

País Incêndio Portugal

Um piloto que está a combater o trágico incêndio em Leiria confirmou o cenário dantesco que tem vindo a ser descrito desde ontem. João Silva Dos Santos, que assume ter completado em maio “15 anos neste serviço”, escreve que nunca viveu situação igual.

“Quando julgava que já tinha visto tudo afinal estava enganado”, garante o piloto, que defende que a “resposta dos meios de Proteção Civil foram os adequados e necessários mas contra a mãe natureza é difícil ganhar”.

O piloto também descreve o cenário que encontrou ontem em Leiria. “Os fogos de ontem não têm nada de semelhante com aquilo a que estamos habituados. Ontem a mãe natureza decidiu que quem manda é ela. Assisti a trovoadas secas com relâmpagos brutais a cair na floresta, ventos fortíssimos e sempre a mudar de direção e um tipo de nebulosidade que nunca tinha visto”.

João Dos Santos confirma as dificuldades em combater um incêndio nestas condições. “O combate aéreo nestas condições é extremamente difícil e perigoso”.

Campo obrigatório