Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Junta do Louriçal denuncia que polo de saúde está sem enfermeiros

A Junta de Freguesia do Louriçal denunciou hoje que o polo daquela localidade da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Vale do Arunca está a funcionar sem enfermeiros.

Junta do Louriçal denuncia que polo de saúde está sem enfermeiros
Notícias ao Minuto

17:06 - 08/06/17 por Lusa

País Pombal

O polo do Louriçal da UCSP de Vale do Arunca, onde fica a sede da unidade, "está a funcionar durante esta semana sem enfermeiros", afirmou à agência Lusa o presidente da junta de freguesia, José Manuel Marques, sublinhando que já é a segunda vez que a situação acontece no espaço de um mês.

Hoje, a Câmara de Pombal e a Junta do Louriçal divulgaram um comunicado em que apelam a uma resolução por parte do Ministério da Saúde, criticando a atual carência de enfermeiros da UCSP, que abrange cerca de dez mil utentes.

Em declarações à agência Lusa, José Manuel Marques realça que os utentes do Louriçal tiveram de se deslocar a outro polo da unidade, nomeadamente ao da Pelariga, que fica a 12 quilómetros, para receber assistência de enfermagem.

A situação está relacionada com a entrada de férias da enfermeira que estava no polo do Louriçal, explanou, sublinhando que, de momento, a UCSP tem dois enfermeiros quando precisava, "no mínimo dos mínimos", de cinco.

De acordo com José Manuel Mendes, a situação já foi exposta à Administração Regional de Saúde Do Centro (ARSC).

Questionada pela Lusa, a ARSC informou que "há uma gestão das necessidades e, dentro do possível, os dois enfermeiros em permanência têm tentado assegurar a assistência".

A ARSC refere que a UCSP de Vale do Arunca tem "três enfermeiros, um dos quais se encontra de férias, regressando na próxima segunda-feira".

"A ARSC e o Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral têm estado a envidar esforços no sentido de, a curto prazo, poder reforçar a equipa de enfermagem da UCSP de Vale do Arunca com mais um enfermeiro com recurso à mobilidade de um profissional proveniente da ARS de Lisboa e Vale do Tejo", sublinhou a administração regional, numa resposta enviada por 'email', acrescentando ainda que se aguarda de momento "a colocação de 137 enfermeiros" no âmbito de um concurso, estando destinados para a UCSP de Vale do Arunca "mais três profissionais de enfermagem".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório