Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Ministro enaltece "nova cooperação" com Espanha na área do Espaço

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, enalteceu hoje o acordo com Espanha na área do Espaço, em concreto na observação da Terra, o que permitirá potenciar a investigação e desenvolver novas empresas.

Ministro enaltece "nova cooperação" com Espanha na área do Espaço
Notícias ao Minuto

21:40 - 29/05/17 por Lusa

País Cimeira Ibérica

"Não basta colaborarmos em terra, hoje não há limites ao conhecimento. O avanço tecnológico e científico em Portugal e Espanha tem possibilitado novas fronteiras e estamos a desenvolver uma estratégia para alavancar as novas indústrias do Espaço em Portugal e Espanha", declarou o governante, falando aos jornalistas portugueses à margem do primeiro dia de trabalhos da cimeira entre Portugal e Espanha, que decorre em Vila Real.

Portugal e Espanha vão assinar, na cimeira que começou hoje e termina na terça-feira, um memorando de entendimento para incentivar a cooperação em atividades científicas e empresariais na área do espaço, como o lançamento de satélites.

Com este acordo, Portugal e Espanha propõem-se "reforçar a colaboração" nas ciências, tecnologias e aplicações espaciais, "envolvendo os centros de investigação e as empresas", indicou no final da semana passada o ministério tutelado por Manuel Heitor.

Algumas das áreas de intervenção incluem a utilização de informação e dados para observação da Terra, com aplicações nomeadamente na agricultura e nas pescas, a produção de novos dados com base no desenvolvimento de microssatélites e a capacitação científica e tecnológica dos dois países.

Os chefes dos governos de Portugal e Espanha desceram hoje o rio Douro, dando início à 29.ª cimeira bilateral entre os dois países.

As cimeiras ibéricas são reuniões anuais bilaterais lideradas pelo chefe do Governo de Espanha e pelo primeiro-ministro de Portugal e nas quais se discutem questões de interesse para ambos os governos e projetos de cooperação entre os dois países.

Esta é a primeira reunião do género com António Costa como chefe do Governo de Portugal, já que em 2016 não decorreu a cimeira devido à conjuntura política de Espanha, na altura com um executivo de gestão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório