Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

"Dos seis mil edifícios com amianto apenas 3.700 necessitam de remoção"

O Ministério do Ambiente esclareceu hoje que, do total de 6.000 edifícios públicos identificados como tendo amianto, somente 3.700 apresentam condições que exigem a remoção da substância.

"Dos seis mil edifícios com amianto apenas 3.700 necessitam de remoção"
Notícias ao Minuto

21:00 - 27/04/17 por Lusa

País Ministro

"Dos cerca de 6.000 edifícios, onde foi identificada a presença de materiais contendo amianto, apenas cerca 3.700 apresentam necessidade de remoção de materiais", refere o ministério liderado por João Matos Fernandes, numa nota enviada à agência Lusa.

Os restantes edifícios "estão a ser monitorizados, não apresentam necessidade de qualquer intervenção ou já foram intervencionados", acrescenta.

A associação ambientalista Quercus estimou hoje ser necessário gastar pelo menos 750 milhões de euros para remover os materiais com amianto dos edifícios que poderão conter a substância e que refere serem cerca de seis mil.

"Na sequência das declarações do ministro do Ambiente sobre a estimativa de edifícios da administração pública suspeitos de estarem contaminados com amianto, a Quercus estima que seja necessário gastar pelo menos 750 milhões de euros para garantir a remoção da totalidade dos materiais" com aquelas fibras cancerígenas.

Um comunicado da associação de defesa do ambiente avançava que "os 300 milhões de euros atualmente disponíveis [para aquela tarefa] apenas conseguirão assegurar a remoção das coberturas em fibrocimento".

Os ambientalistas referiam a intervenção do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, na quarta-feira, na comissão parlamentar de Ambiente, dizendo que poderão existir muito mais que os 2.700 edifícios públicos, como escolas, hospitais ou bibliotecas, da lista já elaborada e divulgada e que podem chegar a seis mil.

O Ministério vem esclarecer que nem todos os 6.000 edifícios que contêm amianto têm de ser intervencionados.

Os materiais com amianto só se tornam perigosos se estiverem degradados, havendo o risco de a substância ser libertada para o ar.

A Quercus recordou que a variedade de produtos que incorporaram o amianto é muito grande e é fundamental identificar e referenciar a sua totalidade, que se estima rondar os 3.000 artigos diferentes.

Além das coberturas, é possível encontrar amianto em pavimentos, tetos falsos e revestimentos de condutas de edifícios.

A exposição dos seus ocupantes a este tipo de fibras poderá ter efeitos na saúde, tais como o desenvolvimento de doenças benignas (asbestose) ou malignas (cancro do pulmão, mesotelioma, laringe, ovários e gastrointestinal), explica.

O amianto é uma fibra mineral natural, abundante na natureza, com boas propriedades físicas e químicas, como resistência mecânica às altas temperaturas, durabilidade, facilidade de ser trabalhada como um tecido, e com baixo custo, por isso, foi muito utilizada na construção até aos anos 90.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório