Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Carlos Moedas leva Roteiro da Ciência ao Alentejo

O comissário europeu Carlos Moedas leva a Évora e Beja na sexta-feira e no sábado a quarta-edição do Roteiro da Ciência, para explicar a ação da Comissão Europeia na promoção da investigação e conhecer casos de sucesso nessa matéria.

Carlos Moedas leva Roteiro da Ciência ao Alentejo
Notícias ao Minuto

09:55 - 27/04/17 por Lusa

País Comissário europeu

Carlos Moedas, responsável pelas pastas da Investigação, Ciência e Inovação, têm em agenda visitas à Universidade de Évora e Instituto Politécnico de Beja, e a alguns dos seus centros de investigação.

Segundo um comunicado da representação da Comissão Europeia em Portugal, o comissário europeu vai valorizar a inovação no setor agroalimentar pelo que visita, no sábado, a Ovibeja, uma feira sobre o setor agrícola que se realiza em Beja, este ano em 34.ª edição.

Na sexta-feira Carlos Moedas vai intervir na conferência «Polytechnic Forum on experimental and R&D farms for sustainable food production» sobre o tema da cooperação internacional, no Instituto Politécnico de Beja, onde visita também o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), o Laboratório de Educação Física, a Escola Superior Agrária e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

Na Universidade de Évora estará depois na plataforma de investigação e de energia solar, intervindo ainda na conferência «Challenges for Mediterranean research: food, resources and territories».

Neste roteiro o comissário estará acompanhado em várias etapas pelos ministros da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

O Roteiro da Ciência, explica a representação da Comissão Europeia em Portugal, consiste na visita de Carlos Moedas a cidades portuguesas mais inovadoras e ativas na produção científica de excelência.

Começou em novembro de 2015, em Coimbra, passou depois pela Madeira, em abril do ano passado, e ainda pelo Minho, em dezembro último.

Em 30 anos de adesão à União Europeia, antiga CEE (Comunidade Económica Europeia), Portugal já recebeu mais de 945 milhões de euros dos programas-quadro europeus de investigação e inovação, segundo a mesma fonte.

Enquanto comissário europeu, Carlos Moedas tem como uma das responsabilidades assegurar que os programas de financiamento da investigação, como o programa Horizonte 2020, contribuem para o pacote de medidas da Comissão a favor do emprego, do crescimento e do investimento.

O programa Horizonte 2020, explica e Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), é um programa-quadro comunitário de investigação e inovação com um orçamento superior a 77 mil milhões de euros (para o período 2014-2020).

É, salienta a FCT, "o maior instrumento da Comunidade Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação, através do cofinanciamento de projetos de investigação, inovação e demonstração".

O programa é constituído essencialmente por três pilares: Excelência Científica (32% do orçamento), Liderança Industrial (22%) e Desafios Societais (39%).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório