Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Temperaturas mínimas a bater nos 0 graus? Sim, é o que se prevê

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em algumas regiões do país as temperaturas mínimas rondarão valores muito próximos dos 0 graus Celsius.

Temperaturas mínimas a bater nos 0 graus? Sim, é o que se prevê
Notícias ao Minuto

09:08 - 27/04/17 por Lusa

País IPMA

O IPMA prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro céu pouco nublado ou limpo, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade nas regiões do interior.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de nordeste, soprando moderado a forte e por vezes com rajadas até 60 km/h nas terras altas até meio da manhã e para o final do dia, rodando temporariamente para noroeste moderado na faixa costeira durante a tarde.

Está ainda prevista a possibilidade de formação de geada em alguns locais do nordeste transmontano e da Beira Alta e pequena descida da temperatura mínima.

No sul prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no Baixo Alentejo e Algarve com ocorrência de períodos de chuva fraca, vento fraco, soprando moderado de nordeste na serra de S. Mamede, possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura mínima.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 10 e 21 graus Celsius, no Porto entre 07 e 20, em Vila Real entre 03 e 15, em Bragança entre 01 e 14, em Viseu entre 03 e 14, na Guarda entre 0 e 12, em Coimbra entre 08 e 19, em Castelo Branco entre 06 e 17, em Santarém entre 08 e 22, em Évora entre 06 e 21, em Beja entre 08 e 22 e em Faro entre 12 e 17.

Vinte e seis concelhos em risco muito elevado de incêndio

Apesar das baixas temperaturas, de acordo com a informação publicada no site do IPMA, estão hoje em risco muito elevado de incêndio concelhos dos distritos da Guarda (dez), Leiria (três), Coimbra (três), Castelo Branco (três), Viseu (três), Porto (um) e Vila Real (um).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre Reduzido e Máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório