Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Escola de Coimbra é primeira no mundo a ser Centro da OMS

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) é, quinta-feira, designada Centro Colaborador da OMS para a Proteção contra a Radiação, tornando-se na "primeira escola de tecnologia de saúde do mundo" a ser distinguida.

Escola de Coimbra é primeira no mundo a ser Centro da OMS
Notícias ao Minuto

18:29 - 25/04/17 por Lusa

País ESTeSC

A designação faz com que a ESTeSC seja "a primeira escola de tecnologia de saúde do mundo a ser nomeada centro colaborador da OMS [Organização Mundial de Saúde] e também o único centro colaborador na área da radiação médica num país de língua oficial portuguesa", afirma uma nota do estabelecimento, enviada hoje à agência Lusa.

Para Jorge Conde, presidente da ESTeSC, a nomeação pela OMS representa o corolário do trabalho de ligação internacional feito pela Escola nos últimos anos, com a integração em várias redes internacionais e com o estabelecimento de parcerias de investigação com instituições de todo o mundo.

"A ESTeSC apostou em ser uma instituição global, que cria valor e que se movimenta de forma a poder ter uma intervenção que se constitua como um parceiro inquestionável nas mais diversas questões ligadas à saúde", afirma o responsável.

O novo centro, liderado por Graciano Paulo e Joana Santos, do Departamento de Imagem Médica e Radioterapia (DIMR) da ESTeSC, tem como missão providenciar aconselhamento técnico à OMS, para a identificação de prioridades na pesquisa científica na área da proteção contra a radiação, e apoiar no desenvolvimento e revisão de ferramentas de comunicação sobre os riscos da radiação.

O Centro Colaborador deve também desenvolver metodologias de trabalho, traduzidas em normas orientadoras, manuais e plataformas online, sobretudo para países de expressão portuguesa, com vista à harmonização de procedimentos em imagem médica e radioterapia.

O impacto negativo da utilização da radiação para fins médicos em pacientes e profissionais de saúde é um tema que, de acordo com a ESTeSC, tem motivado cada vez mais interesse junto da comunidade científica.

"Estudos internacionais em utentes e profissionais de saúde, expostos sucessivamente a radiação para fins médicos, demonstram maior incidência de patologia radioinduzida em relação a indivíduos que não sofrem essa exposição", sublinha a Escola.

Perante estes resultados, "assiste-se a um grande investimento a nível mundial na investigação do tema, tendo inclusivamente a Comissão Europeia aberto uma linha de investigação para financiar um projeto de dez milhões de euros", integrando o DIMR da ESTeSC um dos consórcios concorrentes a este financiamento.

A cerimónia de designação do DIMR da ESTeSC como Centro Colaborador da OMS para a Proteção contra as Radiações e Saúde vai realizar-se, com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, quinta-feira, 27 de abril, às 16:00, no Auditório António Arnaut, na Escola, em Coimbra.

A sessão é precedida por uma conferência sobre "Desafios atuais da proteção contra as radiações em saúde", com início agendado para as 14:00, com a participação de responsáveis de entidades governamentais do Reino Unido, Alemanha, França e Suíça, ligadas a esta temática.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório