Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Uma viagem ao mundo dos brinquedos de outros tempos em exposição

Uma viagem no tempo através de brinquedos e brincadeiras que marcaram várias gerações é o que propõe o Museu Municipal da Póvoa de Varzim através de uma exposição patente no espaço até ao final do ano.

Uma viagem ao mundo dos brinquedos de outros tempos em exposição
Notícias ao Minuto

09:12 - 28/03/17 por Lusa

País Póvoa de Varzim

A mostra, apelidada 'Como se brincava no Tempo dos nossos Pais, Avós e Bisavós', tentou ser o mais abrangente possível, reunindo objetos desde o século XIX até ao presente, o que coloca lado a lado os tradicionais peões, bonecas ou carros até aos mais modernos Legos, jogos de tabuleiro e até consolas de jogos.

"Temos muitos avós a trazerem os netos, mostrando e recordado os seus brinquedos antigos, mas também os pais, que eram crianças na década de 80 e 90, que percebem que alguns brinquedos, como os Lego, são elementos renovadores que passaram de geração em geração", explicou à Lusa Deolinda Carneiro, diretora do museu poveiro.

A ideia de exposição foi impulsionada por professores da cidade e teve como ponto de partida uma mostra, já patente, sobre a Póvoa de Varzim no século XIX, que também aborda a forma de brincar nesse período.

"Fazia sentido pegar em parte das nossas coleções relacionadas com infância, com jogos, brinquedos e fotografias, e tentar explorar essa aspeto lúdico e do sentido pedagógico do brinquedo ao longo dos tempos", vincou Deolinda Carneiro.

Assim, utilizando o espólio do museu, mas também recebendo contributos de alguns particulares, ganhou forma a exposição, que surge, igualmente, como um reflexo da história da cidade.

"Dá para fazer uma comparação sobre como brincavam os meninos de famílias mais abastadas e os filhos dos pescadores, nos anos 60 e 70, percebendo que há uma diferença nítida que só começou a esbater-se nos 80, com a democratização do brinquedo e o maior poder de compra das famílias", explicou a responsável.

Sobre a referência às bem mais modernas consolas de jogos, Deolinda Carneiro considerou "era incontornável porque representam o futuro", mas que servem para mostrar "que brincar deu uma volta, que se fizeram novas descobertas, mas que não se deve esquecer o brinquedo tradicional e a importância de brincar no exterior".

"Estou certa de que os miúdos a verem os brinquedos mais antigos vão também achar muito interessantes, e, por isso colocámos, por exemplo, o Monopólio, que serviu para colocar toda a família a brincar, ou os ursos de peluche que continuam a ser transversais às gerações", concluiu a responsável.

A exposição 'Como se brincava no Tempo dos nossos Pais, Avós e Bisavós' estará patente no Museu Municipal da Póvoa de Varzim até janeiro do próximo ano e poderá ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 09:30 e as 17:00.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório