Acha-se especialista em meteorologia? Dez perguntas para o pôr à prova

Um teste para os que se dizem peritos em avaliar o estado do tempo, no Dia Mundial da Meteorologia.

Notícia

© iStock

Carolina Rico
23/03/2017 07:10 ‧ 23/03/2017 por Carolina Rico

País

Dia da Meteorologia

No que toca à previsão meteorológica, todos são treinadores de bancada. ‘Doi-me o joelho, por isso vai chover’, dizem uns; ‘O céu ficou vermelho durante o pôr do sol, por isso vem aí vento’, dizem outros.

No Dia Mundial da Meteorologia, assinalado na data de entrada em vigor da convenção da Organização Meteorológica Mundial, a 23 de março de 1950, pomo-lo à prova: Acha que os meteorologistas nunca acertam as previsões? Tente responder às seguintes perguntas:

 

É perigoso falar ao telefone durante uma trovoada?

Se o seu telefone de casa ainda usar fios, sim. Se um raio atingir a linha telefónica no exterior da residência, a descarga elétrica prolonga-se por todas as extensões de linha e pode atingir quem estiver a falar ao telefone.

É possível fazer chover no deserto?

Sim, a chuva artificial é um dos métodos utilizados no combate à seca. A técnica para fazer chover consiste em detetar nuvens carregadas com vapor de água e lançar sobre elas sal, cristais de dióxido de carbono, cristais de iodeto de prata, pó de carvão ou água pulverizada.

Posso confiar nos termómetros colocados em placares na rua?

Nem por isso. Estes termómetros têm um sensor ligado a um circuito elétrico que verifica a voltagem gerada e faz uma analogia com a temperatura. Se estiver alto, pode estar a receber radiação solar direta e vai errar; se estiver baixo pode medir a temperatura irradiada do asfalto e também vai errar.

O clima está a mudar em Portugal?

Sim, a temperatura média do ar tem estado a aumentar desde meados do século XIX; chove cada vez menos em março; a temperatura da água do mar na costa ocidental tem estado a aumentar desde 1956; a diferença entre as temperaturas máxima e mínima está a diminuir desde 1946 (com as mínimas a aumentar mais do que as máximas); nos últimos 20 anos a seca é mais frequente e intensa.

Como saber se uma trovoada está longe ou perto de mim?

É um truque que muitos aprenderam em criança. A luz propaga-se com mais velocidade do que o som, por isso é possível calcular a distância a que está uma trovoada medindo o intervalo de tempo entre o relâmpago e o trovão.

Depois de ver o relâmpago conte os segundos até ouvir o trovão. Multiplique esse número por 340 e a resposta são os metros a que está a trovoada. Por exemplo: se contou 10 segundos, a trovoada está a 3.400 metros (3,4 quilómetros).

O anticiclone está associado a bom tempo?

Não necessariamente. Se durante o verão a influência de um anticiclone sobre a Península Ibérica dá origem a céu limpo e temperaturas elevadas, no inverno, devido às massas de ar frio transportadas na circulação de anticiclones, podem ocorrer ondas de frio. Também pode cair chuva, embora pouco frequente, em regiões anticiclónicas sobre o mar.

Quanto tempo dura uma trovoada?

Ocorrem cerca de 20 milhões de trovoadas por ano em todo o mundo. Têm um diâmetro de entre 15 e 25 quilómetros, uma extensão vertical de 10 a 15 quilómetros e duram entre uma e duas horas.

O que é a geada negra?

Quando o ar é extremamente frio, extremamente seco e o vento é moderado ou forte, em vez de o orvalho congelar e dar origem a geada, forma-se, em linguagem popular, a geada negra. Isto porque a seiva da planta congela e esta acaba por ficar escura, queimada e morrer. Para evitar que isto aconteça, basta regar as plantas antes de uma noite com estas condições.

A chuva ora me limpa o carro ora mo suja. Porquê?

Se tiver ocorrido uma tempestade no norte de África é provável que a chuva em Portugal provoque sujidade. Isto porque os ventos fortes a soprarem sobre a superfície do deserto, levantam do solo as partículas mais leves e ‘empurram-nas’ para norte. As poeiras ou areias ficam em suspensão na atmosfera sob Portugal e se chover transformam a água em lama.

Qual é a diferença entre chuva e aguaceiro?

Quando os meteorologistas dizem que está prevista ‘chuva’ é porque a precipitação será uniforme numa determinada região, cairá de forma regular e será contínua durante determinado período de tempo. Quando se fala em ‘aguaceiro’ é porque o estado do tempo será mais instável. Prevê-se uma grande alternância de local para local e a precipitação pode começar e terminar de forma brusca, com o céu a passar de muito nublado para limpo, ou vice-versa, num curto espaço de tempo.

 

*Todas as respostas têm por base informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas