Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Já está escolhido o tema do Dia dos Monumentos e Sítios

O mote do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se celebra a 18 de abril, é "Património Cultural e Turismo Sustentável", divulgou a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), que irá coordenar as diferentes iniciativas.

Já está escolhido o tema do Dia dos Monumentos e Sítios
Notícias ao Minuto

10:09 - 21/02/17 por Lusa

País DGPC

A escolha desta temática, explica a DGPC em comunicado, enquadra-se no Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, uma decisão das Nações Unidos no âmbito da "Agenda 2030", resultado de uma cimeira deste organismo internacional, realizada em setembro último, em Nova Iorque, que fixou 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a alcançar até 2030, entre os quais erradicar a pobreza e a fome, e pugnar por cuidados de saúde com qualidade.

A escolha do mote para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), instituição internacional que se rege pela carta de Veneza de 1964, e atua nas áreas da conservação e da proteção dos sítios que são património cultural, segundo o 'site' da secção portuguesa deste organismo.

Entre outros aspetos, esta jornada em abril tem por objetivo "a interação equilibrada entre o crescimento turístico e a importância da conservação ambiental, a salvaguarda do património (imóvel, móvel e imaterial) [e] a gestão responsável dos recursos endógenos", lê-se no comunicado divulgado pela DGPC.

São também objetivos deste dia internacional, "o diálogo e o intercâmbio cultural, a afirmação identitária das comunidades, a criação de serviços e de emprego, e o envolvimento e intervenção" das populações, agentes turísticos e decisores políticos, entre outros.

"Numa época de marcada globalização económico cultural, de profundas transformações sociais e do aumento exponencial do número de turistas, a salvaguarda, estudo, interpretação e apresentação do património e da diversidade cultural dos territórios e dos países, constituem um fator chave para o turismo, na medida em que valorizam as diferenças culturais e reforçam o conhecimento e o respeito entre os povos", lê-se no mesmo comunicado.

A DGPC colabora com o ICOMOS Portugal nas iniciativas desta celebração, com o intuito de realçar "os benefícios de uma relação saudável entre o desenvolvimento sustentável do turismo e o património cultural".

No ano passado, os monumentos, museus e palácios nacionais receberam mais de 4,6 milhões de visitantes, o que representa um aumento de 15,5%, em relação a 2015, segundo dados divulgados no início deste ano pela DGPC.

"Todos os equipamentos culturais tutelados pela DGPC viram aumentar [o número dos] seus visitantes", um facto que acontece pela primeira vez, realçou o organismo do Ministério da Cultura, sublinhando o registo de subidas tanto do público nacional como estrangeiro.

A DGPC quer agora receber "propostas de iniciativas a desenvolver" no dia 18 de abril, dos diferentes espaços patrimoniais, que, a exemplo dos anos anteriores, podem ser caminhadas, palestras, atividades lúdicas, sessões de cinema ou de música, visitas guiadas, 'peddy-paper' ou exposições.

Na segunda-feira passada, foi divulgado que as receitas turísticas em Portugal aumentaram 10,7%, em 2016, face ao ano anterior, ultrapassando os 12,6 mil milhões de euros, dados divulgados pelo Banco de Portugal, e citados pela secretaria de Estado do Turismo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório