Uma mulher está desaparecida desde o final desta tarde quando foi apanhada por uma onda na praia da Costa Nova, em Ílhavo, confirmou a Proteção Civil de Aveiro ao Notícias ao Minuto.
A mulher, com cerca de 40 anos, caiu ao mar com mais três pessoas, que acabaram por conseguir sair da água. Tratava-se de um grupo de dez pessoas que forma observador o mar, segundo o comandante do Porto de Aveiro.
"Tivemos dez pessoas que vieram observar o mar. Quatro aproximaram-se de mais e foram arrastadas", disse Carlos Isabel à agência Lusa.
As três pessoas que saíram da água "estavam mais assustadas e molhadas", de acordo com Carlos Isabel, mas por precaução foram encaminhadas para o hospital.
O comandante admitiu que o incidente ocorreu num local que, apesar de sinalizado, não era um dos principais focos de atenção das autoridades, "ao contrário do Furadouro e da Barra".
O alerta foi dado às 19h45 para o 112. Carlos Isabel referiu que ainda estão a decorrer buscas para tentar encontrar a mulher desaparecida, não existindo previsão para terminarem as operações.
O comandante da capitania do Porto de Aveiro indicou que estão no local meios dos Bombeiro de Ílhavo e INEM. As buscas realizam-se por terra (veículos todo-o-terreno da polícia), por mar (embarcação Nossa Senhora dos Navegantes da Polícia Marítima) e por ar (com recurso a um helicóptero da Força Aérea que estava a caminho do local).
Recorde-se que a previsão de agitação marítima levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar sob aviso vermelho, a partir do meio da tarde e até às 24:00, sete distritos do litoral: Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.
No país há ainda vários avisos laranja e amarelos em vários distritos e algumas zonas das regiões autónomas, devido a agitação marítima, vento e chuva.
[Notícia atualizada às 21h54 com informação atualizada]