Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Vêm aí frio...E com ele gripes e pneumonias. Esteja alerta

Não menospreze os sintomas de uma pneumonia. O que pensa ser uma gripe pode ser mais do que isso.

Vêm aí frio...E com ele gripes e pneumonias. Esteja alerta
Notícias ao Minuto

11:58 - 11/01/17 por Andrea Pinto

País Carreira

Com uma nova vaga de frio prestes a chegar, aumenta também o risco de contrair gripe. Com ela, aumenta também o risco de pneumonia, pelo que a Fundação Portuguesa do Pulmão deixa hoje um alerta.

Embora não seja sazonal, e se registem casos de pneumonia ao longo dos 365 dias do ano, é na época de incidência da gripe que se dá o maior número de episódios. A vacinação anti-pneumocócica é a melhor forma de prevenir a pneumonia, refere a instituição, lembrando que esta doença leva à morte de 16 pessoas, todos os dias.

“Estamos prestes a assistir ao pico da incidência da gripe e com ele aumentará, também, o número de casos de pneumonia. Só por si, a gripe intensifica o risco de pneumonia”, afirma José Alves, presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão.

Recorde que os sintomas de uma pneumonia podem muitas vezes ser confundidos com os de uma gripe, levando as pessoas a menosprezar os sintomas, impedindo assim uma maior brevidade na cura.

Tosse com expetoração, febre, calafrios, falta de ar, dor no peito quando se inspira fundo, vómitos, perda de apetite e dores no corpo são sintomas possíveis da pneumonia, que podem surgir como complicação de uma gripe.

"A prevenção continua a ser a melhor solução para travar esta doença", continua José Alves, salientando que "a vacinação contra a gripe,  e a vacinação anti-pneumocócica poderão fazer a diferença".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório