Meteorologia

  • 12 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 22º

"Aos portugueses tudo do melhor", o embaixador dos EUA na hora do adeus

Chegada de Donald Trump ao poder marca saída de embaixador.

"Aos portugueses tudo do melhor", o embaixador dos EUA na hora do adeus
Notícias ao Minuto

08:30 - 06/01/17 por Pedro Filipe Pina

País Robert Sherman

Robert Sherman passou os últimos três anos em Portugal mas está prestes a deixar de ser o embaixador norte-americano no nosso país.

No próximo dia 20 de janeiro Donald Trump assume o poder. Em Portugal há alguma tradição de evitar que os ciclos políticos tragam mudanças substanciais em termos diplomáticos. Mas nos EUA, a chegada de um novo presidente abre caminho a trocas.

“O Embaixador Sherman parte de Lisboa no dia 20 de Janeiro, de 2017, tal como é costume para todos os embaixadores políticos após o início de uma nova administração. Ao fim de quase três anos em Portugal, o embaixador Sherman garante que, ‘Tem sido uma enorme honra e um grande prazer servir como Embaixador dos EUA em Portugal’”, lê-se numa publicação no Facebook da embaixada dos EUA em Portugal.

É, portanto, hora do adeus entre Portugal e este norte-americano que o país bem conheceu durante o último Europeu de Futebol, numa série de vídeos em inglês em que ‘arranhava’ também a língua portuguesa.

A postura bem-disposta, com a camisola da Seleção e a salientar que, com ele, os portugueses “11 milhões e um”, manteve-se quando o Notícias ao Minuto falou com ele, há pouco mais de dois meses, poucos dias antes das eleições nos EUA. “Tem sido uma experiência compensadora”, disse-nos então.

Na mesma publicação no Facebook, Robert Sherman enaltece ainda a forma como foi “acolhido nas casas e nos corações de tantos maravilhosos amigos e colegas portugueses”.

“Eu e a Kim [a esposa] estamos satisfeitos por termos feito a nossa parte no fortalecimento dos laços entre Portugal e os EUA, e desejamos aos Portugueses tudo do melhor nos anos que se aproximam”, desejou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório