Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

'Marcelices' aliviaram as tempestades e o bom humor da PSP ajudou

O ano de 2016 não deu tréguas ao país. Com um novo Presidente da República a chefiar Portugal, com um fugitivo que pôs em causa a eficácia das nossas polícias, com o juíz Carlos Alexandre a dar que falar e com a Madeira a ser atacada pelas chamas, foram muitos os acontecimentos que marcaram Portugal.

Notícias ao Minuto

18:03 - 31/12/16 por Inês Esparteiro Araújo com Patrícia Martins Carvalho

País 2016 em revista

Se decidir parar por uns minutos e pensar naquilo que marcou o último ano no nosso país, o que diria que foi mais importante? O Notícias ao Minuto decidiu dar-lhe uma pequena ajuda e juntou nesta galeria alguns dos acontecimentos que marcaram Portugal em 2016.

Provavelmente terá mais presente os casos mais recentes, como a prisão de Pedro Dias, as agressões a Rúben Cavaco, as mortes de dois militares do curso de Comandos, a eleição de António Guterres para secretário-geral da ONU, ou o estado crítico de Mário Soares, mas (muitos) outros assuntos importantes deram que falar neste ano que já lá vai.

Recordemos alguns casos mediáticos da justiça. José Sócrates continuou a dar que falar, juntamente com o juiz que detém o seu caso, Carlos Alexandre. Mas existem mais, como é exemplo disso a Operação Matrioskas, que juntou a PJ e a Europol, em que foram investigados contratos de jogadores russos adquiridos ao União de Leiria. Ou ainda o mediático caso dos Panama Papers, que 'nasceu' na Mossack Fonseca mas que viu personalidades portuguesas envolvidas, como o CEO do grupo da Lusitana, Idalécio de Oliveira.

Enquanto a temperatura subia nos tribunais, o mesmo aconteceu fora das salas da justiça, com os termómetros a ultrapassarem os 40 graus. O ‘querido mês de agosto’ não deu tréguas aos bombeiros e que o diga a Madeira ou festivais de música, como o Andanças. Agosto, por Portugal, foi mesmo o mês mais quente desde 1931.

Com ou sem calor, o país seguiu em frente e prova disso são as obras em Lisboa que parecem não ter fim ou ainda o bom humor da PSP que veio surpreender os portugueses. Mas há mais, muito mais. E vai descobrir tudo já de seguida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório