Portimão alerta para informações "falsas e graves" sobre videovigilância

A Câmara de Portimão alertou hoje para informações falsas que circulam nas redes sociais sobre a inoperacionalidade das câmaras de videovigilância, o que cria um "injustificado sentimento" de insegurança na população.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
21/05/2025 17:13 ‧ há 6 horas por Lusa

País

Portimão

Em comunicado, o município do distrito de Faro considera que "além de falsa, a informação é irresponsável e grave", colocando em causa uma ferramenta que tem sido fundamental para a segurança pública.

 

De acordo com a autarquia, as informações falsas pretendem "fazer crer que as câmaras de videovigilância no espaço público estão desligadas", sendo acompanhadas por uma imagem de 2017, ou seja, captada cinco anos antes da entrada em funcionamento do sistema.

"Por considerarmos esta desinformação um ataque à confiança dos cidadãos, apelamos aos administradores e moderadores dos grupos onde esta publicação tem sido difundida que assumam uma postura responsável e ativa no combate às informações falsas", realça.

A autarquia assegura que o sistema está em pleno funcionamento desde novembro de 2022, "sendo uma peça crucial tanto na prevenção e dissuasão de comportamentos ilícitos, como no apoio à investigação criminal".

"A sua expansão para a zona antiga da cidade encontra-se já em curso e é assumida por esta autarquia como uma prioridade", lê-se na nota.

A Câmara de Portimão apela à população para que confirme a informação, através dos canais oficiais, antes de a partilhar evitando que as informações falsas se propaguem e provoquem sentimentos de insegurança.

"[...] Sempre que estejam em causa a segurança pública e a verdade dos factos, [a Câmara] não hesitará em tomar posição pública firme, contribuindo para um debate informado e transparente, em defesa da nossa comunidade", conclui a nota.

Leia Também: Albufeira aprova Código de Comportamentos (que proíbe biquíni nas ruas)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas