Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 17º

Mário Soares internado em estado crítico. Preocupação é geral

O antigo Presidente da República Mário Soares continua internado no Hospital Cruz Vermelha.

Mário Soares internado em estado crítico. Preocupação é geral
Notícias ao Minuto

09:00 - 14/12/16 por Inês André de Figueiredo

País Antigo presidente

O antigo Presidente da República Mário Soares continua internado no Hospital Cruz Vermelha, em Lisboa, e o seu prognóstico é reservado. A última atualização feita por parte do porta-voz do estabelecimento de saúde revelava que o icónico socialista tem estado com uma “intensa vigilância médica”, tendo remetido para esta manhã novo ponto de situação. O que se sabe, por enquanto, é que o estado do antigo Presidente da República não se terá agravado durante a noite, continuando crítico.

Ontem, ao fim da tarde, adiantava o porta-voz da Cruz Vermelha que Mário Soares mantinha "o nível de sinais vitais e o mesmo nível de consciência, sendo o prognóstico reservado”, disse, confirmando que o político português se encontra “inconsciente” e nos cuidados intensivos.

A notícia do internamento do antigo Chefe de Estado, depois de Mário Soares se ter sentido mal durante a madrugada, abalou o país e levou a várias reações por parte de conhecidas personalidades portuguesas.

O seu sobrinho e médico Eduardo Barroso explicou que o socialista está “um bocadinho igual ao que ele tem estado nos últimos tempos”. “Não reage (…) nem aos filhos, mas é normal”, frisou.

Já Marcelo Rebelo de Sousa foi visitar Mário Soares logo após a sua chegada de Nova Iorque, mas acabou por não ser bem sucedido, já que não conseguiu visitar o antigo Presidente da República. À saída do hospital, o atual Presidente desejou que “haja a recuperação e haja melhoras de saúde [de Mário Soares], que é aquilo a que corresponde ao que nós pensamos relativamente às pessoas que nos são queridas”.

Por outro lado, Jorge Sampaio mostrou-se “muito preocupado” e “impressionado” com o estado de saúde do fundador do PS. “Acho que neste momento deve-se deixar as coisas correr com calma, assistidas por aqueles que estão mais perto, médicos e familiares, e não fazer uma pressão de telefonemas, etc, que sempre me pareceu uma coisa escusada”, disse.

Recorde-se que, nos últimos tempos, têm sido raras as aparições públicas de Mário Soares em virtude da sua debilidade física.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório