Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Cardeal vai a Roma e espera falar com o papa sobre visita a Fátima

O cardeal patriarca de Lisboa vai a Roma na próxima semana e espera ter a oportunidade de falar com o papa Francisco sobre visita a Fátima, desconhecendo ainda os planos do sumo pontífice.

Cardeal vai a Roma e espera falar com o papa sobre visita a Fátima
Notícias ao Minuto

17:37 - 10/11/16 por Lusa

País Manuel Clemente

Na próxima semana, o cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, vai ao consistório (reunião de cardeais), em Roma, e, se tiver oportunidade de falar com o papa, vai perguntar-lhe: "Santo padre então como é que é?", disse aos jornalistas, num tom informal e a rir-se.

"Espero que rapidamente se saiba" qual o plano da visita do sumo pontífice a Fátima em 2017, afirmou o também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), referindo que apenas sabe que o papa Francisco vem a 12 de maio, pela notícia avançada pela rádio TSF, citando uma freira portuguesa.

Como bispo de Lisboa, Manuel Clemente gostava de ter "a oportunidade para preparar alguma coisa na cidade, nem que seja o caminho do aeroporto para o Palácio de Belém".

"Neste momento, não sei", sublinhou novamente, considerando que talvez a presença do secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, a 12 e 13 de outubro deste ano nas celebrações da peregrinação possam ter tido "alguma influência" na vinda do papa a 12 de maio e não a 13.

"Espero que venha, que tudo corra bem e quanto mais tempo melhor", vincou.

O presidente da CEP falava após a 190.ª assembleia plenária da conferência, que decorreu em Fátima desde segunda-feira, tendo terminado hoje.

Na assembleia da CEP, foi aprovada uma Carta Pastoral sobre o Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, que será posteriormente divulgada.

Sobre o documento, Manuel Clemente sublinhou que tem como objetivo abordar os acontecimentos de Fátima, bem como a sua mensagem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório