Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

Metro sobrelotado obriga a "esforços nos picos horários"

Um dos maiores eventos de tecnologia do mundo trouxe a Lisboa mais 50 mil pessoas. Muitas usaram hoje o metro para chegar à cimeira e o resultado foi caótico.

Metro sobrelotado obriga a "esforços nos picos horários"
Notícias ao Minuto

12:10 - 08/11/16 por Carolina Rico

País Web Summit

Lisboa acolhe, pela primeira vez, a Web Summit, e entre os 50 mil participantes, de mais de 165 países, muitos recorrem aos transportes públicos para chegar à cimeira global de tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Esta afluência extra é, como seria de esperar, sentida de forma particular no Metro de Lisboa, com carruagens e plataformas cheias perto do horário de início das conferências e grandes dificuldades nas entradas e saídas das estações.

Houve esta manhã ”um pico de procura”, mas já foi “normalizado”, confirmou ao Notícias ao Minuto Francisco Sousa no cargo de presidente do conselho de administração do Metropolitano.

“Apesar da maior procura está tudo a funcionar bem”, garante. “Há coisas impossíveis de prever, mas o serviço está a funcionar e é adequado”.

Para colmatar a maior utilização do metro até ao fim do Web Summit, 10 de novembro, estão a ser levados a cabo “vários esforços nos picos horários”, em especial no Oriente, onde o Meo Arena e a Fil acolhem os participantes de mais de 165 países.

No Aeroporto e na estação de metro Oriente, existem equipas especializadas para ajudar estes novos utentes do metro e prestar informações úteis sobre a melhor forma dos participantes se movimentarem em Lisboa.

Uma outra equipa está encarregue de monitorizar o funcionamento do metro por estes dias, para avaliar a resposta perante este tipo de situações.

Adicionalmente, a Carris, o Metro e a CP disponibilizam um passe de mobilidade específico para a Web Summit pelo valor de 25 euros.

O passe Web Summit é válido durante toda a estadia dos participantes em Lisboa, até 13 de novembro, permitindo a utilização ilimitada de toda a rede do Metro e Carris (metro, autocarros e elétricos), bem nos circuitos urbanos da CP (abrange Cascais e Sintra).

Existe ainda um serviço especial da Carris com partidas de 15 em 15 minutos nas carreiras 728 (Cais do Sodré – Est. Oriente) e 736 Cais do Sodré – Entrecampos.

Na Rede noturna, há um reforço das carreiras 201 (Cais do Sodré – Linda-a-Velha); 202 (Cais do Sodré – Damaia); 206 (Cais do Sodré – Senhor Roubado); 207 (Cais do Sodré – Fetais); 208 (Cais do Sodré – Est. Oriente) 210 Cais do Sodré – Prior Velho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório