Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Sindicato da Construção pede reuniões com credores da Soares da Costa

O Sindicato da Construção de Portugal anunciou hoje que vai pedir reuniões aos credores da Soares da Costa -- Caixa Depósitos, Millennium BCP e Millennium Atlântico -- para os sensibilizar para a viabilização do Plano Especial de Revitalização (PER).

Sindicato da Construção pede reuniões com credores da Soares da Costa
Notícias ao Minuto

14:06 - 27/10/16 por Lusa

País PER

"Vamos solicitar reuniões a todas essas entidades, à Caixa Depósitos e ao Millennium BCP e Millennium Atlântico para quê? Para sensibilizá-los (...), para que quando houver a reunião dos credores viabilizem o plano, porque podem rejeitar o plano e a empresa pode ir à falência", declarou o presidente do Sindicato da Construção de Portugal, Albano Ribeiro.

Albano Ribeiro, que realizou hoje uma conferência de imprensa, no Porto, a propósito da situação dos trabalhadores das empresas construtoras Soares da Costa e Socopul, lembrou que os trabalhadores da Soares da Costa não recebem salários desde abril.

"É de lamentar que os trabalhadores continuem a não receber, muitos dos trabalhadores já emigraram, muitos trabalhadores suspenderam os contratos", disse Albano Ribeiro, recordando que a Soares da Costa tem "700 milhões" de dívidas.

O sindicato informou também que pediu hoje a "substituição do administrador provisório" da Soares da Costa, porque, segundo Albano Ribeiro, nos débitos em relação aos subsídios de férias e salários em atraso, e que se cifram em um milhão e 800 mil euros, o administrador provisório "não reconheceu cerca de 600 mil euros".

"Ou foi por lapso ou engano, mas a matemática não engana, (..) não levo para a situação de premeditação, em que o administrador provisório não considerou cerca de 600 mil euros e que são direitos que não têm qualquer noção de natureza dúbia, portanto, pensamos que ele deve ser substituído", disse.

Em maio deste ano, o presidente do Sindicato da Construção de Portugal, esteve em várias obras da construtora Soares da Costa, no Porto, para aconselhar os trabalhadores com salários em atraso a suspenderem o contrato de trabalho.

"Vamos aconselhar os trabalhadores a suspenderem os contratos, que pelo menos assim recebem 70% do salário, pagos pela Segurança Social", disse o dirigente do sindicato.

Na mesma altura, Albano Ribeiro disse também que foi feita uma queixa da Soares da Costa à Polícia Judiciária por atrasos nos pagamentos aos trabalhadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório