Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Registados 46 desmaios nos comboios por falta de pequeno-almoço

Quarenta e seis pessoas tiveram indisposições nos comboios da Fertagus (Lisboa-Setúbal) por falta de ingestão do pequeno-almoço, no primeiro semestre deste ano, levando a empresa a iniciar hoje uma campanha de sensibilização.

Registados 46 desmaios nos comboios por falta de pequeno-almoço
Notícias ao Minuto

10:27 - 17/10/16 por Lusa

País Fertagus

O jornal Público avançou na sua edição de hoje que a Fertagus, empresa que detém a concessão do serviço suburbano entre Lisboa e Setúbal, iniciou hoje de manhã uma campanha destinada a tentar reduzir o número de episódios de doença súbita a bordo dos seus comboios entre pessoas que não tomaram o pequeno-almoço e que causam atrasos em cadeia e carruagens sobrelotadas.

A empresa contabilizou entre 2012 e outubro deste ano 372 casos de doença súbita, dos quais 82 no interior dos comboios. No primeiro semestre deste ano ocorreram 46 episódios, que prejudicaram a pontualidade de 51 comboios num total de 209 minutos.

Em declarações hoje à agência Lusa, Raquel Santos, da Fertagus, explicou que a situação de doença súbita ocorreu entre as 07:00 e as 10:00 (hora de ponta), causando paragens e atrasos nos comboios e por conseguinte prejudicando a vida dos passageiros.

"As nossas conclusões são baseadas em relatos transmitidos pelas pessoas que, num primeiro momento, são assistidas pelos nossos colaboradores. Algumas revelaram que não tinham tomado pequeno-almoço ou que não comiam há muitas horas", disse.

Na sequência dos casos registados, a Fertagus decidiu avançar com uma campanha de sensibilização que pretende alertar as pessoas para a necessidade de tomarem o seu pequeno-almoço.

"Esta situação não é nova e já tivemos uma campanha mais genérica com várias mensagens, mas agora decidimos fazer esta mais focada na questão dos pequenos-almoços, nas boas práticas. A campanha passa por entregar folhetos às pessoas, cartazes e na próxima semana na distribuição de maçãs e em princípio iogurtes", explicou.

Nos cartazes a distribuir pelas estações e comboios, a Fertagus aconselha as pessoas a tomar o pequeno-almoço, a viajar com uma garrafa de água, a não iniciar viagem se não se sentir bem e em caso de indisposição súbita sair na próxima estação e pedir ajuda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório