Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

IPO: Tutela enaltece assistência domiciliária e entende pedido de meios

O secretário de Estado da Saúde enalteceu hoje o trabalho da Unidade de Assistência Domiciliária (UAD) do IPO de Lisboa, a primeira em Portugal, e disse entender a necessidade de reforço de meios humanos.

IPO: Tutela enaltece assistência domiciliária e entende pedido de meios
Notícias ao Minuto

12:12 - 07/10/16 por Lusa

País Lisboa

Manuel Delgado falava à Lusa no final da sessão de abertura da conferência sobre os 60 anos desta UAD, cuja diretora lamentou hoje a existência de uma lista de espera.

"Infelizmente temos lista de espera. No ano passado, até à admissão, decorreram em média 15 dias, tendo a nossa resposta variado entre um dia e um mês e meio", disse Madalena Feio na abertura da conferência.

Trata-se do serviço mais antigo na área da assistência domiciliária em Portugal que todos os anos presta cuidados paliativos a 100 doentes, os quais trata e acompanha até o cancro ganhar a batalha.

Para poder responder aos casos referenciados pelos médicos a equipa precisa de mais um médico a tempo inteiro, um a tempo parcial e um enfermeiro. Isto no horário atual entre as 08:00 e as 16:00.

Manuel Delgado mostrou-se sensível a esta necessidade e disse que a mesma será devidamente tratada, se assim for solicitado pelo conselho de administração do IPO de Lisboa.

Francisco Ramos, administrador do IPO de Lisboa, disse à Lusa que o pessoal desta instituição tem aumentado nos últimos anos, sendo maior em 2016 do que em 2015.

"Esta tendência crescente que se tem registado vai continuar em 2017. É tudo uma questão de prioridades", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório