Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Acusado de tentar matar ex-mulher e namorado fala em "ato irrefletido"

O homem acusado de tentar matar a ex-mulher e o atual namorado desta, a 30 de janeiro, num `hostel´ do Porto, disse hoje em tribunal que "nunca" teve intenção de os matar, tendo tido um "ato irrefletido".

Acusado de tentar matar ex-mulher e namorado fala em "ato irrefletido"
Notícias ao Minuto

21:34 - 04/10/16 por Lusa

País Porto

"Fiz quatro disparos, mas todos para o chão e para o ar", afirmou ao coletivo de juízes do Tribunal São João Novo, no Porto.

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), o arguido, de 33 anos, já depois de divorciado, continuou a aceder ao perfil de `facebook´ e ao `e-mail´ da ex-mulher, aproveitando o facto de saber as senhas, e descobriu que ela tinha reservado um quarto num `hostel´ do Porto para a noite de 30 para 31 de janeiro para se encontrar com o novo namorado.

Ao saber da reserva, o suspeito "com o propósito de tirar a vida à ex-mulher e ao namorado" decidiu reservar um quarto no mesmo `hostel´, para o qual foi munido de um revólver à espera que eles chegassem, salientou.

O MP acrescentou que o arguido, ao sentir que eles tinham chegado e iam para o quarto, "saiu-lhes ao caminho" e disparou dois tiros à cabeça do namorado da ex-companheira, atingindo-o de raspão.

"De seguida colocou a arma junto à cabeça da ex-mulher e disparou só não a matando porque o projétil embateu na zona inferior da lente dos óculos de sol que a ofendida trazia na cabeça, logo acima da testa", referiu.

Depois do crime, a ex-mulher e o namorado foram transportados para o Hospital Santo António, de onde tiveram alta no mesmo dia, e o arguido barricou-se durante cerca de duas horas no `hostel´, obrigando ao corte de trânsito nas imediações.

O arguido - acusado de um crime de violência doméstica, dois de homicídio qualificado na forma tentada e quatro de acesso ilegítimo -- explicou que só foi ao `hostel´ para "tirar dúvidas" e ter a certeza de que tinha sido enganado.

Em prisão preventiva -- medida de coação mais gravosa -- o detido esclareceu que, ainda casados, descobriu mensagens trocadas entre a ex-mulher e o atual companheiro dela "pouco ortodoxas" na rede social `facebook´, depois de ela ter deixado o computador aberto no sofá.

"Confrontei-a com isso e disse-lhe que não podia compactuar com aquele tipo de situações, dando-lhe a escolher entre mim ou o `facebook´ e ela escolheu o `facebook´", contou.

O suspeito adiantou que acedia ao `e-mail´ da ex-mulher com a sua autorização e para enviar uns dados para a Polícia Judiciária relacionados com a ourivesaria, que ela abriu em 2012, dado ela não saber tratar desse assunto.

Quanto à posse do revólver, o arguido adiantou que o havia comprado há uns meses porque havia sido ameaçado pelo ex-cunhado e andava com medo.

O MP acusou ainda o suspeito de, durante a vida em comum, ser violento e ciumento com a ex-mulher, comportamento que por vezes se traduzia em agressões físicas, ameaças, injúrias e quebra de objetos do lar.

"É totalmente mentira, nunca lhe bati, aliás sou contra qualquer tipo de violência, seja ela física ou psicológica", sustentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório