Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Bragança chamou espanhóis para assinalar Dia do Turismo

A cidade de Bragança acolheu hoje representantes de postos de turismo portugueses e espanhóis para reforçar a cooperação e a aposta num mercado que representa 60% dos estrangeiros que procuram a região portuguesa.

Bragança chamou espanhóis para assinalar Dia do Turismo
Notícias ao Minuto

18:06 - 26/09/16 por Lusa

País Cooperação

Desde janeiro deste ano, cerca de 60% dos turistas que passaram e pediram informações no Posto de Turismo de Bragança eram espanhóis, segundo dados revelados pelo presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, anfitrião da iniciativa para assinalar o Dia Mundial do Turismo.

A autarquia portuguesa está apostada em reforçar este mercado proporcionando no encontro de hoje, que juntou oito postos de turismo dos dois lados da fronteira, "um conhecimento mais efetivo" aos representantes do setor na província vizinha de Zamora para que possam encaminhar mais turistas para Bragança.

O autarca local realçou que "são os espanhóis os turistas que mais apreciam a componente turística desta região muito ligada à gastronomia, ao património, à cultura e Natureza.

Para incentivar a cooperação e o conhecimento daquilo que existe de mais relevante dos dois lados da fronteira encontraram-se hoje, em Bragança, representantes dos dois territórios e visitaram vários equipamentos e locais de interesse.

"Há muito turista que passa em Zamora e que quer vir a Portugal e nós informamos dos atrativos turísticos mais importantes desta zona", contou Estrella Torrecilla, diretora do Posto de Turismo de Zamora, indicando que os espanhóis que querem visitar esta zona portuguesa perguntam "por arte, natureza, gastronomia, enologia".

O encontro de hoje "serviu para descobrir coisas de Bragança que desconhecia", apesar da proximidade geográfica de apenas uma hora de viagem.

Nos postos de turismo dos dois lados da fronteira há e vai haver mais informação sobre as regiões vizinhas, mas conhecer o que cada um tem facilitará a transmissão de informação, muitas vezes baseada apenas num folheto ou num livro, como referiu Julia Sendim, do Centro Interpretativo das Arribas do Douro, o parque natural espanhol equivalente ao Douro Internacional português.

Julia garantiu que recebe por lá, em Espanha, "muitos portugueses" e até acha "que os espanhóis têm a aprender com os portugueses", nomeadamente no esforço que fazem para falar o castelhano.

A técnica apontou o caso concreto de Miranda do Douro, onde os turistas espanhóis se sentem em casa nas conversas.

Para a portuguesa Paula Vicente, técnica de Turismo da Câmara de Vimioso, estes encontros deviam ser feitos mais vezes para partilhar experiências e informação.

"Muita da Cultura que está à nossa porta, muita gente não a conhece Mesmo nós, os técnicos, há pequenos pormenores que desconhecemos e é importante fazer estes encontros para poder partilhar essa informação", enfatizou.

O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, adiantou que no próximo ano este encontro decorrerá noutro local, provavelmente em Zamora.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório