Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 26º

Vale de Cambra testa primeira linha de transporte urbano na cidade

A Câmara de Vale de Cambra está a testar um serviço de transporte urbano que, de acordo com o acolhimento demonstrado esta semana, pode vir a ser implementado para facilitar deslocações entre freguesias e desincentivar o uso do automóvel.

Vale de Cambra testa primeira linha de transporte urbano na cidade
Notícias ao Minuto

12:51 - 20/09/16 por Lusa

País Mobilidade

A medida surgiu no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade e, durante esta fase experimental, envolve a circulação de um autocarro de 21 lugares entre diversos pontos do concelho, num trajeto de 20 quilómetros com diversas paragens a que os passageiros podem aceder de forma gratuita.

"Queremos aproximar as pessoas entre si, aproximá-las dos serviços centrais, do comércio e do turismo", disse hoje à Lusa o presidente da autarquia, José Pinheiro, acrescentando que "esta iniciativa parece excelente como um primeiro passo", até porque não se está "só a aproximar pessoas, mas também a retirar veículos da circulação, convidando os automobilistas a utilizarem o transporte coletivo".

O trajeto atual inclui passagem em locais como a Central de Camionagem da cidade, o Tribunal, a Câmara, a repartição de Finanças, a zona escolar e, ainda, localidades como Agras, Búzio, Pinheiro Manso, Macinhata, Vila Chã, S. Pedro de Castelões, Macieira de Cambra e Burgães.

José Pinheiro admitiu que "os hábitos não se mudam de um dia para o outro", mas defendeu que "as pessoas estão a aderir com a curiosidade natural que a novidade desperta" e que "tem sido interessante perceber que elas estão satisfeitas".

"Temos a perfeita noção de que esta experiência não cobre todas as necessidades da população, mas tinha de ser dado um primeiro passo", reconheceu o presidente da Câmara.

Para já, a autarquia quer recolher dados sobre a procura registada pelo serviço e avaliar as expectativas da população quanto ao seu eventual funcionamento no futuro. Depois, com base nessa informação, a Câmara avançará para o estudo técnico das opções mais viáveis, no que a parceria com "eventuais parceiros" do setor privado ditará a possibilidade de o serviço ser, ou não, efetuado com recurso apenas a veículos elétricos.

"Um processo desta natureza obriga a uma série de procedimentos que demoram tempo e que necessitam de uma avaliação ponderada", antecipou José Pinheiro. "Mas, claro que continuaremos a ter em atenção o meio ambiente e tudo o que nos permita melhorar o dia-a-dia da nossa população", garantiu.

O que já parece certo é que os principais interessados na futura linha de transportes urbanos de Vale de Cambra serão os jovens e cidadãos seniores do concelho. "Esses últimos serão os grandes beneficiados com um serviço destes e, por isso, é que referi que testar, avaliar e medir o projeto é primordial, porque, depois de avançar com ele e deixar que entre no quotidiano das pessoas, não as podemos defraudar", concluiu o autarca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório