Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Eleições nos Açores: Candidato do PSD quer melhorar acessibilidades

O cabeça de lista do PSD pelo círculo eleitoral de Santa Maria às eleições regionais dos Açores, o deputado Paulo Parece, disse hoje que uma das suas metas é potenciar as acessibilidades à ilha.

Eleições nos Açores: Candidato do PSD quer melhorar acessibilidades
Notícias ao Minuto

22:05 - 09/09/16 por Lusa

País Paulo Parece

Vila do Porto, Açores, 09 set - O cabeça de lista do PSD pelo círculo eleitoral de Santa Maria às eleições regionais dos Açores, o deputado Paulo Parece, disse hoje que uma das suas metas é potenciar as acessibilidades à ilha.

"É necessário rentabilizar os dois voos que a Azores Airlines [que faz as ligações para fora do arquipélago] efetua com Santa Maria através da procura de soluções que passam por criar preços mais competitivos", afirmou à agência Lusa o dirigente do PSD, de 49 anos, nascido em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, e a residir em Vila do Porto.

O candidato considera ser necessário que "o fluxo turístico seja mais dilatado no tempo e que se possa, assim, combater a sazonalidade".

"O turismo é um setor em crescimento nos Açores e Santa Maria poderá beneficiar da proximidade com a ilha de São Miguel", referiu o candidato, funcionário da Empresa de Eletricidade dos Açores.

O militante social-democrata apontou ainda a necessidade de recuperar também a zona habitacional do aeroporto de Santa Maria - um processo que considera "já se arrastar há alguns anos" - em parceria com as entidades locais, nomeadamente a Câmara e a Junta de Freguesia de Vila do Porto.

Outra das propostas da equipa liderada por Paulo Parece passa por dotar de melhores condições de operacionalidade portos alternativos ao de Vila do Porto, o principal da ilha de Santa Maria, visando o apoio à pesca e às atividades marítimo-turísticas.

Neste contexto, citou o porto dos Anjos e os portinhos de São Lourenço e da Maia.

O candidato pretende fazer uma "defesa intransigente" de Santa Maria, ilha que considera estar mal representada no parlamento regional, e acusou os dois deputados socialistas deste círculo eleitoral de fazerem apenas a defesa do Governo Regional, do PS.

Paulo Parece é o atual presidente da Comissão Política de Ilha do PSD de Santa Maria e é membro da Assembleia Municipal de Vila do Porto.

Integrou as listas social-democratas por Santa Maria nas legislativas regionais de 2004 e de 2012, tendo ocupado na atual legislatura o lugar de deputado na sequência da suspensão de mandato por parte da cabeça de lista.

Nos Açores, onde o PS governa há 20 anos, há nove círculos eleitorais, coincidentes com cada uma das ilhas, e um círculo regional de compensação, que junta os votos que não permitem eleger deputados nos círculos de ilha.

O PS tem 31 dos 57 lugares na Assembleia Legislativa dos Açores, enquanto o PSD, o maior partido na oposição, conquistou 20 mandatos. O CDS tem três deputados no parlamento regional, enquanto BE, PCP e PPM conseguiram um mandato cada.

O círculo de Santa Maria elege três deputados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório